ONG NAAÇÃO: agir para o bem não faz mal a ninguém

ONG NAAÇÃO: agir para o bem não faz mal a ninguém

0 225

Projeto social promove ações humanitárias em comunidades carentes da capital mineira e cidades do estado

Por Keven Souza

Acolher vidas, desenvolver histórias e transformar realidades. Essas são as premissas da ONG NAAÇÃO nos seus mais de 15 mil atendimentos já realizados a serviço de pessoas necessitadas que vivem em situações de risco e crises humanitárias. A entidade é uma organização sediada na Av. Dom Pedro II, em Belo Horizonte, sem fins lucrativos e 100% social, que atua desde 2016 para combater a falta de assistência psicológica, a fome, a vulnerabilidade, a falta de recursos para a educação de áreas carentes e pretende ser referência até 2025 a partir dessas ações. 

Fundada por Carol Antunes, Gabi Crego e Guilhermina Abreu, princípio, a ONG foi desenvolvida através de ideias empreendedoras e independentes para valorizar o desenvolvimento de lideranças sociais, e atitudes protagonistas que olhem para o futuro.  O nome da instituição traz a palavra “ação” em sua composição para ressaltar que além de fazer o bem é preciso agir com constância a favor de acolher, dar segurança e enxergar quem necessita de atenção. “A NAAÇÃO tem o objetivo de ajudar qualquer pessoa que esteja desamparada, seja criança, idoso, homem e mulher por meio do desenvolvimento da autonomia intelectual, financeira e emocional”, diz a gestora geral da ONG, Sophia Guimarães.

Por ser uma iniciativa de caráter humanitário, está presente na vida de mais de 5 mil crianças acolhidas pelo projeto, com mobilização de 80 voluntários ativos que trabalham para o bem-estar social em setores onde as ações do poder público não são suficientes para resolver determinados problemas. Hoje possui diferentes serviços prestados às comunidades. Os principais são o acompanhamento psicológico, reforço escolar,  oficinas, alfabetização, qualificação profissional, alimentação, vestuário e moradia.

A NAAÇÃO se pauta por um trabalho afinco que coloca o ser humano como protagonista de sua própria história. Há cerca de 4 anos desenvolve ações em Brumadinho (MG) para ajudar as vítimas do rompimento da barragem da Vale, em janeiro de 2019. Para a coordenadora de comunicação da entidade, Mirlene Fernandes, os recursos financeiros são de vital importância para manter a assistência de forma adequada e abrangente. “A quantidade de indivíduos beneficiados depende de quanto recebemos de doação. Na cidade de Brumadinho a ONG apresenta 96 crianças que são beneficiadas atualmente, pontua.

A ONG também está à frente no combate aos efeitos sociais e econômicos provocados pela Covid-19 em várias comunidades mineiras com o projeto e plataforma “Amparo”. A operação surgiu para ampliar o alcance de suporte às pessoas e transformar a vida das famílias que foram impactadas pela pandemia de coronavírus, através de doações e apoio psicológico.

Neste final de ano, a NAAÇÃO realiza eventos para a véspera de Natal nas comunidades de Brumadinho (MG) e Portelinha (MG). O intuito das ações é trazer o espírito natalino às famílias carentes em um momento de celebração. De acordo com a pedagoga e coordenadora de projetos, Larissa de Moura Ferreira, a ação visa encerrar o ano de 2021 e projetar novos planos para o próximo, que em suma dará continuidade nos projetos que estão em prática e expandirá o impacto que causa nos diferentes espaços sociais.

“Em Brumadinho, os esforços estarão voltados para a formação da comunidade em Gastronomia e Negócios do Cozinha-Escola e na escola contraturno em parceria com o Alicerce Educação. Buscando também dar início nas aulas de Judô para 30 crianças com o auxílio da Geração Tatame. Em Portelinha, temos a intenção de levar nossas formações empreendedoras e aulas no contraturno escolar para os adultos. Com a plataforma Amparo, vamos buscar mantê-la aberta para os acolhimentos psicológicos on-line e as demandas de insumos alimentícios”, explica Larissa, sobre ações que estão por vir da ONG NAAÇÃO.

 

Ajude a ONG NAAÇÃO

Av. Pedro II, 1689, Carlos Prates, Belo Horizonte – MG

(31) 99197-3535

contato@naacao.com.br

Horário de funcionamento: segunda, quarta e sexta-feira, das 9h às 17h

Para mais informações acesse o site disponível ou o Instagram oficial.

NO COMMENTS

Leave a Reply