Ovos de Páscoa têm aumento de quase 50% em BH e investimento...

Ovos de Páscoa têm aumento de quase 50% em BH e investimento em produtos menores

0 689

Todo domingo após o feriado da Paixão de Cristo, ocorre à troca de chocolates entre familiares e amigos. A expectativa é ainda maior para as crianças que esperam ansiosas pelos ovos de páscoa, mais pelo brinquedo surpresa que vem dentro da fina camada de chocolate, do que o doce em si. Mas assim como nas datas comemorativas de Páscoa anteriores, o comércio sofre com a queda de venda, que segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio) foi prevista no inicio do mês para 3,4% em relação ao ano de 2015. Uma queda considerável, já que a maior retração havia sido de 5,3% em 2004, e a melhor Páscoa para os varejistas ocorreu em 2010, com um aumento das vendas estimadas em 9,3%.

Já os números estimados pelo Departamento de Economia da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os supermercadistas acreditam que a queda de vendas até o dia 27 de março possa chegar a 5,3%.

Ainda segundo pesquisa do ABRAS, comparado com a Páscoa de 2015, o grupo dos chocolates em geral apresentou aumento de 8,9%. As caixas de bombom subiram 8,7%, os Ovos de Páscoa com até 150 gramas 6,3% e os Ovos de Páscoa acima de 500 gramas subiram 6,2%. Em Belo Horizonte, segundo o Mercado Mineiro, os Ovos de Páscoa aumentaram 46,19% em relação ao ano passado, mas realizando uma pesquisa entre diversos supermercados e lojas a diferença de preços entre o mesmo produto pode chegar a 60%.

Para driblar a crise e embalar as vendas, muitos estabelecimentos comerciais foram cautelosos e investiram em caixas de bombons, barra de chocolate e ovos de Páscoa menores com até 150 gramas, deixando os com até 500 gramas para segundo plano, tentando assim atrair os consumidores com os preços menores. “Esse ano não irei comprar Ovo de Páscoa, está absurdamente caro. Outro dia vi um ovo de 215 gramas por R$80! Já não compro há anos, mas nesse eu nem fiquei triste”, afirma a historiadora Mariana Xavier. Em contrapartida Karina Souza, não acha que os chocolates estão muito caro. “Os mais caros são os de marca. Mas nas americanas você consegue encontrar uns baratinhos por R$6,99.”

Comércio no feriado

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), nenhum comercio lojista poderá funcionar com a mão de obra de funcionários, mas as atividades comerciais tidas como essenciais como padarias, supermercados, farmácias, postos de gasolina, bares, restaurantes, dentre outros, irá abrir suas portas durante o feriado da Paixão de Cristo que ocorro hoje, sexta-feira (25).

Por Julia Guimarães.

NO COMMENTS

Leave a Reply