Palestra do jornalista Ricardo Kotscho

Palestra do jornalista Ricardo Kotscho

0 566

A Palestra com o jornalista Ricardo Kotscho foi uma grande oportunidade tanto para profissionais já atuantes na área de jornalismo como também para estudantes de jornalismo, que compareceram ao Auditório do Campus Aimorés, do Centro Universitário UNA.

dsc_0024

Durante a coletiva, antes da palestra, o jornalista Ricardo Kotscho, foi bastante questionado sobre o futuro do jornalismo e as questões que marcam essa atividade, hoje. Essas questões também marcaram a palestra e, de acordo com Kotscho, a prática jornalística, hoje, reforça três pilares que ele considera fundamentais: “conhecimento, caráter, credibilidade.”

Logo no início do debate, Kotscho afirmou: “O grande desafio é encontrar uma novidade para contar, não podem tratar a notícia da mesma forma”, referindo-se aos diferentes suportes disponíveis, hoje, para a imprensa. Kotscho defende a ideia de que o jornalismo se encontra em um ritual de passagem de forma de fazer para uma outra cujo contorno ainda não está defindo.

Ricardo Kotscho trabalhou, praticamente, em todas as principais mídias brasileiras (jornais, revistas, tv), e, agora, utiliza o blog como uma ferramenta para o serviço de informar, uma marca do que ele define como “Era da convergência de mídias”. Para Kotscho não importa o meio em que trabalhe, mas importa sempre a qualidade da informação que será oferecida ao leitor/público.

Ricardo Kotscho é repórter, editor, chefe de reportagem, diretor de redação, exerceu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2004. Está entre os cinco jornalistas brasileiros condecorados com o Troféu Imprensa da ONU. Tem 20 livros publicados, entre eles, “Do Golpe ao Planalto – Uma vida de Repórter” e “A Prática da Reportagem”.

O evento de ontem contou ainda com o lançamento do livro “Vida que segue: Balaio do Kotsho Crônicas Revisitas” que aborda sua carreira profissional. Ktscho finalizou afirmando: “o principal desafio da profissão é encontrar um diferencial.

Confira abaixo o que Kotscho fala sobre cobertura hiperlocal:

Acompanhe a entrevista com Ricardo Kotscho:

Imagens e edição: Maria Amélia e Daniel Lemos

Reportagem: Andressa Silva e Thaline Araújo

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Deixe uma resposta