Palestras em comemoração ao Outubro Rosa e Novembro Azul acontecem na Una

Palestras em comemoração ao Outubro Rosa e Novembro Azul acontecem na Una

0 141

A partir do dia 28 de outubro, a Clínica Integrada em Atenção à Saúde em Nutrição da Una Guajajaras, promoverá palestras em torno de debates sobre o câncer de mama e próstata. 

Por Keven Souza

A nutricionista Júnea Regina Pires Drews e a professora Natália Soares Figueiredo serão as anfitriãs das ações que irão acontecer semanalmente durante às quintas-feiras na parte da manhã de forma online. Além das palestras, haverá momentos híbridos a partir de alguns encontros presenciais no Espaço Itambé ‘Cozinha Escola’ no Mercado Central, seguindo todos os protocolos de segurança da Covid-19, a fim de promover a degustação de alimentos entorno da culinária saudável que converge para a auxiliar na prevenção do câncer e salientar uma vida salubre com menos fatores de risco. Os interessados deverão se inscrever através do site oficial da Una, através de um formulário que permite selecionar dia e horário disponível em que desejam participar.

O Outubro Rosa e o Novembro Azul são campanhas que fazem parte do “calendário colorido” usado como ferramenta para disseminar informações relacionadas às questões de saúde da população, a partir da associação de cores e meses na mente das pessoas. Ainda que este calendário não seja oficial, estabelecendo uma regra sobre a cor de cada mês, ele existe e tem o intuito de conscientizar a sociedade acerca da prevenção de inúmeras doenças ou alertar sobre movimentos e causas importantes, além de abrir um espaço de debate sobre elas. 

Outubro Rosa

No mês de outubro, a celebração acontece em volta da campanha que está entre as mais bem-sucedidas em termos de divulgação nacional e em todo o mundo, dedicada à conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa. Um movimento que carrega a cor do laço rosa, começou nos Estados Unidos, a partir da década de 1990, onde vários Estados promoviam ações sobre a doença e a importância do autocuidado. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e sua incidência, e a mortalidade tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. 

Novembro Azul

Já a campanha do Novembro Azul, é bastante conhecida por tratar do combate ao câncer de próstata e o diagnóstico tardio. Um movimento que carrega a cor azul e o traz promocionalmente o bigode como símbolo da campanha, surgiu na Austrália, em 2013, a princípio chamado de Movember, com o intuito de prevenir o câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens. Hoje, além da próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros, são debatidos na campanha. 

Este câncer, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo o  Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, de acordo os dados mais recentes do instituto.

Venha participar!

De acordo com as campanhas e os dados, Júnea Regina Pires Drews, nutricionista e uma das responsáveis pela organização das palestras, explica que, a participação das pessoas é de vital importância para a conter a falta de informação relacionada ao corpo e à saúde, bem como a prevenção dos câncer de mama e próstata.  “A cada ano os novos casos de câncer só aumentam e nesse decorrer os hábitos alimentares da população só piora, por isso, mais do que nunca, é imprescindível abordar a prevenção que envolve desde a preocupação com os exames preventivos, até mesmo a mudança de estilo de vida que atinge a alimentação dessas pessoas. Procuramos através das oficinas e palestras conscientizar a sociedade quanto a isso e oferecer opções de alimentação de fácil preparo e que atuem na prevenção do câncer”, diz a nutricionista.

 

Para participar acesse o site disponível ou o Instagram oficial da Una. 

Mercado Central de Belo Horizonte

Av. Augusto de Lima, 744 – Centro, Belo Horizonte.

(31) 3274-9434

NO COMMENTS

Leave a Reply