Por Júlia Garcia

As mulheres do Projeto Entrelaçadas foram convidadas mais uma vez, para um dia de modelo. O Projeto do Instituto Mário Penna, fez uma parceria com a Una para a realização do Desfile Outubro Rosa 2023. A 11° edição do Café com Ciência, que contará com o esperado desfile, acontecerá no Museu das Minas e do Metal que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Na última segunda-feira (12), as mulheres e a equipe organizadora se reuniram no Ateliê André Antunes para iniciar a preparação do desfile.

Equipe e as mulheres reunidas no Ateliê André Antunes. Foto: Pedro Café.
Iniciativa do Instituto

O Entrelaçadas é um grupo de apoio às mulheres com câncer de mama e é composto por pacientes do Instituto Mário Penna. De acordo com Gizelle Mesquita, Coordenadora do serviço de psicologia do Instituto, o câncer de mama é o maior número de mulheres em tratamento hoje. “No Entrelaçadas a gente oferta atendimento psicológico, atendimento da equipe multidisciplinar, acompanhamento nutricional. Vários profissionais da área da saúde acompanham esse grupo”, diz.

A estreia do Programa foi iniciada com um desfile, que ocorreu em Outubro de 2018, mês da campanha de prevenção ao câncer de mama. E por conta do tratamento, muitas mulheres sofrem com questões de autoestima e desgaste emocional. 

De acordo com Mesquita, a organização do Programa tem consciência da importância da autoestima para a mulher. “Retirar a mama, realizar mastectomia radical, a perda de cabelo ou algum tipo de cirurgia, afeta a feminilidade da mulher. É muito mais comum você ver um homem sem cabelo do que uma mulher sem cabelo”, afirma.

“O primeiro desfile já foi um sucesso! Já apresentamos o projeto em alguns lugares, foram agregando parceiros e foi crescendo com a pandemia. Nos últimos dois anos, nós fizemos no formato virtual, mas não perdemos a união do grupo. E quando foi no ano de 2022, nós retornamos com o formato presencial”, conta Gizelle.

Mulheres do Projeto Entrelaçadas. Foto: Pedro Café.
Una convida ex-aluno do curso de Moda para parceria no Desfile desta edição

André Antunes é criador e estilista do Ateliê André Antunes, e também ex-aluno da Una. Ele produz peças exclusivas, com muito brilho, elegância e glamour. Para ele, é muito importante fazer parte desse momento, principalmente por poder contribuir na elevação da autoestima das integrantes do Programa. “É um projeto filantrópico e a gente fica até mais emotivo e gosta muito. É um prazer também manter contato com a Gabriela Penna, que além de ter sido minha professora, agora se tornou parceira de trabalho. É gratificante ser lembrado”, conclui.

André Antunes tirando medidas de uma das mulheres. Foto: Pedro Café.

Para o desfile de 2023, o Entrelaçadas fez uma parceria com o curso de Moda do Centro Universitário Una. Para Gizelle Mesquita, a colaboração veio para somar. “A gente fica muito feliz com essa parceria. Tudo o que a gente faz de mais humano dentro do Mário Penna com os nossos pacientes, a Una vem agregar a competência técnica. Então só tem a dar certo”, conclui.

Letícia Dias, Líder do Núcleo de Moda da Cidade Universitária Una é uma das pontes principais desta parceria. “Participar de um evento como este, nos permite mostrar o tanto que a moda pode impactar a nossa vida e principalmente, poder contribuir para um momento especial na vida das mulheres do Programa Entrelaçadas é muito satisfatório”, cita.

Gabriela Penna na preparação. Foto: Pedro Café.

A professora do curso de Moda e Stylist do desfile, Gabriela Penna, acredita que o desfile chegou em um momento de contribuição, por uma causa super importante, que é a prevenção do câncer de mama. “O Instituto Mário Penna é uma referência quando se trata de pesquisa e tratamentos. Então é um prazer pra gente contribuir na concepção criativa desse desfile, no styling, na conformação criativa e na materialização criativa desse conceito todo na passarela”, afirma. 

Expectativa das modelos

Em conversa com as modelos, durante a visita ao Ateliê, a palavra mais mencionada foi ansiosa. A espera pelo desfile está nas alturas e a maioria delas aguarda muitos aplausos e brilhos. 

As modelos Maria Aparecida, Gilma Rabelo, Cristiane Araújo e Ana Paula Mota, são as novatas e desfilarão pela primeira vez este ano. 

Já as modelos Sueli Ricardo Dutra, Jose Vieira, Maria Cláudia e Rosilene Pacífica, já fizeram suas estreias no desfile e estão animadas para a edição de 2023. 

André Antunes tirando medidas de uma das mulheres. Foto: Pedro Café.

É perceptível a gratidão e a importância desse evento para cada uma delas. Cristiane acha muito bacana a iniciativa do Mário Penna. “O Instituto nos dá esse apoio e essa força, de enfrentar de uma maneira mais leve. Até por questões de pessoas que estão na mesma situação que a nossa, verem que o câncer de mama não é uma sentença de morte, que existem alternativas, um tratamento e tem como você viver uma vida normal e feliz”, afirma. 

Para Sueli, que participou ano passado, é uma transformação maravilhosa. “É uma coisa muito prazerosa, um momento maravilhoso que você se sente assim, ‘mulher’ mesmo. Você ‘tá’ maquiada, ‘tá’ vestida, ‘tá’ todo mundo te aplaudindo. Porque o dia a dia já é tão corrido, fazer quimioterapia é tão desgastante, ficar internada no hospital é muito desgastante. Mas esse dia é um dia maravilhoso, muito bom”, relata. 

Quando e onde será?

O Desfile Outubro Rosa acontecerá no evento “Café com Ciência”.

Dia: 05/10

Local: Museu das Minas e do Metal

*somente para convidados

 

NO COMMENTS

Leave a Reply