Por Keven Souza
Incentivar o desenvolvimento sustentável, proporcionar impacto social, prestar apoio à cooperativas de reciclagem e fábricas de filamentos, bem como fomentar a inovação e a criatividade por meio da indústria da impressão 3D. Esses foram alguns dos objetivos que nortearam os três estudantes das áreas de Gestão e Negócios da Cidade Universitária Una na criação da 3D Recycle, um software pensado em um futuro mais responsável, inteligente e digital.
O projeto apresentado por Luiz Pontes, Renata Marinho e Viviane Corrêa, trouxe a junção de tecnologia com o desenvolvimento sustentável. Venceu, ainda, o hackathon (maratona de programação) que fomentava serviços ou produtos inovadores para o mercado, lançado no último Plugados no Mercado da Una.
“A 3D Recycle foi pensada, inicialmente, para ser relacionada à fabricação de próteses feitas em impressoras 3D para pessoas com deficiência, mas acabou evoluindo para o que é hoje [programa de software]”, recorda o estudante de Sistema de Informação da Una, Luiz Pontes.

A 3D Recycle promove a inovação à medida que une reciclagem e impressão 3D, facilitando parcerias comerciais que favorecem para além das partes envolvidas. É o que explica a estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Una, Renata Marinho. “O que mais o difere dos outros projetos apresentados é seu caráter inovador, não só no âmbito tecnológico, mas também na iniciativa social em se propor a resolver um dos maiores problemas da sociedade brasileira: a falta de reciclagem e a quantidade de lixo descartado que poderia ser reutilizado”, afirma.
No mercado de trabalho o aplicativo funciona ligando cooperativas de reciclagens a fábricas de filamentos para impressoras 3D. Onde, fábricas poderão encontrar lotes de materiais reciclados fornecidos pela própria cooperativa de forma rápida e fácil. Como também, cooperativas poderão anunciar seus lotes de mercadoria e ampliar conexões seguindo a tendência phygital, que converge o mundo digital com o físico. E isso, favorece a produtividade industrial.

Com o fim do hackathon, cada participante do grupo da 3D Recycle levou para casa uma Alexa, além de 50 horas de extensão. Para Viviane Corrêa, estudante de Sistema de Informação da Una, seu grupo ter ganho a disputa foi uma experiência enriquecedora. “Foi incrível e com certeza tem aberto outras portas! Toda a equipe é recém chegada no curso e poder estar imerso entre colegas de outros semestres, além de empresas parceiras, amplia muito nosso repertório e impulsiona a motivação para continuar na jornada”, comenta.
O programa sairá da idealização e será testado com usuários reais já no próximo semestre, segundo a aluna. “Até o momento é apenas um projeto, a próxima etapa é a parte de validação com usuários para desenvolvê-lo de fato, onde a Una pretende incluí-lo em uma squad do business lab no próximo semestre. E toda a equipe acredita muito no potencial do aplicativo e pretendemos levar adiante”, ressalta a jovem de 18 anos.

Plugados no Mercado da Una
Em sua primeira edição, o Plugados foi um evento que aconteceu em junho deste ano, focado em alunos de T.I e Gestão da Una. Ele tangibilizou as oportunidades de carreira e fortaleceu a empregabilidade, a partir da conexão entre estudantes e empresas do setor.
Profissionais eminentes do mercado promoveram atividades, dinâmicas e ambientes de palestras, além do desafio de hackathon. Estiveram presentes também grandes empresas de Gestão e de Tecnologia da Informação, como Gama Academy, Sicoob Coopjus, ArcelorMittal e Take Blip, que fomentaram a troca de experiências.