População de rua aumenta e capital não tem abrigos suficientes

População de rua aumenta e capital não tem abrigos suficientes

A população de moradores de rua de Belo Horizonte vem aumentando nos últimos anos. O levantamento feito pelo IBGE em 2006 acusou uma população de 1164 moradores na capital mineira e os dois abrigos municipais juntos comportam em média 520 pessoas.

Segundo a pedagoga do Abrigo Municipal, Morena Fialho, a população de moradores de rua na cidade de Belo Horizonte está em torno de 2000 pessoas atualmente. “Já, há algum tempo, atendemos além da nossa capacidade. Hoje, o abrigo esta numa situação de superlotação”, informa Morena Fialho.

Nos abrigos oferecem, além da acomodação, banho quente e duas refeições (Jantar e Café da Manhã). Para que o cidadão em situação de rua possa usufruir desses serviços, é feita, por parte do abrigo, uma triagem periódica com assistentes sociais e pedagogos. Após o cadastro o morador é orientado a procurar órgãos sociais para emissão documentos, inserção no mercado de trabalho.

Além de serviços básicos, existem ainda os encaminhamentos para centros de reabilitação para dependentes químicos.

Por: João Vitor Fernandes  e Raquel Ribas

Foto: João Vitor Fernandes

1 COMMENT

  1. Ótimo o trabalho de vocês em trazer tais informações à tona. (Porque obviamente não veremos tais informações na imprensa geral). Parabéns.

Leave a Reply