Prepare a pipoca: Cine Santa Tereza reabre as portas

Prepare a pipoca: Cine Santa Tereza reabre as portas

1 4074
Foto: Prefeitura de Belo Horizonte

Quem passa pelo entorno da Praça Duque de Caxias, localizada no coração do bairro mais boêmio de BH: Santa Tereza, já pode notar as mudanças no casarão da década de 1940, que abrigou o primeiro cinema de rua da capital: O Cine Santa Tereza.

Após 12 anos fechado, o espaço que agora se chamará: MIS Cine Santa Tereza, (Museu da Imagem e do Som Cine Santa Tereza), foi reformado e repaginado afim de atender as demandas culturais dos moradores da região. A previsão de inauguração é ainda neste mês.

O estudante de cinema e morador do “Santê” – como o bairro carinhosamente é chamado- Yuran Khan, afirma que o projeto irá enriquecer não somente a região, mas a cidade de Belo Horizonte em vários aspectos: “Mais espaços significam mais pessoas envolvidas e uma maior abrangência cultural, afinal, cinema é cultura. E além de todos elementos artísticos e culturais, cinema é entretenimento também.”, destaca o estudante.

Vale ressaltar que o espaço é público e os ingressos serão gratuitos. As exibições serão feitas de quarta à domingo, com produções independentes, autorais, mostras especiais, títulos locais, nacionais e internacionais, transpassando entre longas, curtas e documentários.

A parceria com o MIS agregará ao cinema também, um espaço para exposições, oficinas, palestras e diversos eventos em torno da sétima arte.

A OBRA

As obras de restauração do prédio começaram no início de 2013, porém, após alguns atrasos, a reforma foi concluída em agosto de 2014. A  fachada do prédio projetada pelo arquiteto italiano, Rafaello Berti, é tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio e manteve seu estilo, art-déco, preservado.

No interior do prédio, as características arquitetônicas também foram mantidas, salvo algumas alterações. A sala de cinema foi construída na parte superior, onde ficavam os antigos camarotes. A laje foi ampliada, a fim de criar um segundo piso. Dentre outras mudanças, como a utilização de cores mais alegres, rampas e banheiros adaptados para cadeirantes foram implementadas.

Mais novidades em breve.

Por: Bruna Dias

Foto: Prefeitura de Belo Horizonte

1 COMMENT

Leave a Reply