Projeto promove cuidados e inclusão para idosos
Conheça o projeto do Programa Universidade Aberta para cuidados e inclusão dos idosos
Por: Italo Charles
Hoje, dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Idoso. Para além de festejar é importante cultivar os cuidados e lutar por direitos juntos as pessoas da categoria. E, com o intuito de promover a longevidade e o empoderamento das pessoas idosas, o Instituto Ânima criou o programa Universidade Aberta.
Fundado em 2011, o Programa Universidade Aberta possibilitou formação através de cursos, oficinas e palestras a vários idosos. “Até o momento, se considerarmos todos os projetos desenvolvidos, já conseguimos beneficiar mais de 5 mil idosos”, comentou a Gestora de Projetos, Naiane Santos.
Ao passar dos anos, surgiram várias possibilidades de atuação voltadas ao público da terceira idade e, uma delas, o Projeto Plenitude 60+ que surgiu no primeiro semestre deste ano (2020).
Definido a partir dos pilares de saúde física e mental, saúde financeira do idoso, sociabilidade e direitos, o Projeto Plenitude 60+ é um Núcleo de Comunicação e Campanhas Educativas para idosos e tem por finalidade produzir conteúdos para as redes sociais a fim de promover a autonomia e a inclusão social do idoso.
O coordenador do Projeto, Elias Santos, comentou que a universidade precisa olhar para o público idoso, uma vez que a sociedade e o mercado de trabalho não oferecem oportunidades. “A Universidade Aberta foi um grande mudança para mim, primeiro como professor e segundo como radialista, profissional do mercado, pois o mercado não respeita as pessoas da categoria”.
o Plenitude 60+ também atua através do Conselho Municipal do Idoso (CMI), órgão responsável pela mediação entre o poder público municipal e a sociedade na execução das políticas em atendimentos aos direitos dos idosos.
Para conhecer mais sobre o Programa Universidade aberta, acesse o Facebook .
*A matéria foi produzida sob a supervisão da jornalista Daniela Reis.