Que a diversão esteja com você no FIQ 2013

Que a diversão esteja com você no FIQ 2013

Faltam apenas nove dias para o maior festival de quadrinhos do Brasil, quiçá das Américas. O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) vai estar em seu lugar de costume, a Serraria Souza Pinto do dia 13 ao dia 17 de novembro e o público nerd está ansioso para que esses dias cheguem. Pois vão poder encontrar os criadores de seus quadrinhos preferidos, presenciar o lançamento de novas histórias e participar das oficinas oferecidas pelo evento.

O estudante de administração, Paulo Ricardo, 23, que já participou do festival de 2009 e 2011 espera que o evento desse ano seja melhor do que os anteriores. Para suprir expectativas como a de Paulo, Afonso Andrade, um dos organizadores do evento explicou que é esperado um público similar ao do ultimo FIQ, em 2011. “Para isso, tentamos melhorar a circulação dentro da Serraria e instalaremos uma tenda no estacionamento, para aumentar a área útil do evento”, explica Andrade.

A microempresária e estudante de Artes Visuais na UEMG, Deyse Neto, 20, está com a expectativa elevada sobre o evento. “Espero conhecer mais sobre o universo dos quadrinhos, se tiver oficina eu irei participar. Quero me informar mais sobre técnicas de desenhos, conhecer/conversar com os autores”, conta a estudante quando questionada sobre qual artista deseja encontrar durante o evento, ela responde animadamente: “Os irmãos Cafaggi, que são duas pessoas super simpáticas e talentosas”. Vitor e Lu Cafggi são dois quadrinistas mineiros que dão aula na Casa dos Quadrinhos e, em maio desse ano, publicaram Turma da Mônica – Laços.

Assim como Deyse, a estudante Paula Moreno, 17, espera se encontrar com os ilustradores que mais gosta. “Espero prestigiar o trabalho de todos os quadrinistas e ilustradores convidados que eu admiro, como a quadrinista americana Becky Cloonan, o quadrinista Laerte, além de reencontrar os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, que tive a oportunidade de conhecer durante o evento de 2011”, conta Paula.

O último FIQ contou com 69 convidados, mas, para esse ano, a lista aumentou para 85. Destes, 32 são de Minas Gerais, 18 internacionais e 35 dos demais estados do Brasil. Os últimos convidados a serem confirmados foram os mineiros Jão,  Erick Azevedo e o manauense Eber Ferreira . Toda edição do FIQ possui um homenageado, o escolhido para a 8ª edição é o quadrinista Laerte Coutinho, considerado um dos mais importantes da atualidade.

Por Juliana Costa

Ilustração Diego Gurgell

NO COMMENTS

Deixe uma resposta