Receita: Barriga suína recheada e pururucada

Receita: Barriga suína recheada e pururucada

0 106

Da cozinha afetiva, criativa, de memória, do fogão e do forno à lenha, da simplicidade do campo e da horta de subsistência familiar, extraímos ingredientes que, aliados ao conhecimento de técnicas, nos impulsiona a criar as melhores e mais saborosas receitas.

Recheada com ono pro nobis, calabresa, bacon, paio, champignon e farofa de mandioca temporada, essa EXPERIÊNCIA não podia ficar desacompanhada de uma das principais raízes da culinária brasileira: A MANDIOCA! Essa delícia foi desenvolvida por Luciana Barreto, ex-aluna do curso de Gastronomia do Centro Universitário Una.

Segue a receita:

Barriga suína recheada e pururucada

Porção: 6 pessoas

Grau de dificuldade: média

INGREDIENTES:

2 kg de barriga de porco

2 kg de mandioca

350 g de manteiga

150 g de bacon

150 g de linguiça calabresa

150 g de paio

150 gramas de farofa temperada

100 g de champignons

10 folhas de oro pro nobis

350 ml de cerveja larger

100 g de páprica defumada

100  g de alho

150 g de cebola

3 ramas de alecrim

10 folhas de louro

50 g de ervas finas

500 ml de óleo de soja

 80 g de sal

1 rolo de papel alumínio

Cordão para a amarra

MODO DE PREPARO

Limpe e raspe a pele da barriga; execute corte xadrez (3 à 4 cm) sobre a pele; tempere esfregando a barriga com páprica defumada, ervas finas e sal; acrescente o alegrim, louro e a cerveja larger; deixe marinar na cerveja por no mínimo 10 horas; reserve a marinada de cerveja para o molho.

Recheie a barriga suína com os outros ingredientes, o alho Laminado e 100 g da cebolq; amarre e em uma travessa ou tabuleiro, cubra cuidadosamente com o alumínio (passe duas ou três camadas de papel alumínio para evitar a entrada e saída de ar); leve ao forno por cerca de 4 à 5 horas (dependendo do forno); retire o papel alumínio e volte ao forno por 20 minutos ou até dourar; reserve a barriga e o caldo!

Pururucando a barriga

Esquente 500 ml de óleo de soja e sobre uma grade com um refratário por baixo, distribua cuidadosamente o óleo quente por cima da barriga até pururucar toda a peça. Retire as amarras, corte e sirva!

Mandioca mil folhas

2 kg de mandioca

350 g de manteiga

MODO DE PREPARO

Lamine à mandioca com um mandolim ou um cortador de legumes; derreta a manteiga no micro ondas ou no fogão; mergulhe e escora lâmina à lâmina na manteiga; empilhe as lâminas sobre as outras, coloque um peço sobre elas e leve ao refrigerador do dia para o outro; no forno pré aquecido, à 180° graus, asse a mandioca até dourar por mais ou menos 2 horas (dependendo do forno); deixe esfriar, corte em blocos e sele na manteiga. Sirva!

O MOLHO

Em uma panela, doure 50 g de cebola cortada em brunoise, acrescente a marinada da cerveja, o caldo da barriga e reduza o molho à 50%. Em uma peneira, coe o molho e volte ao fogo até reduzir à 20%. Empratar e servir! Bom apetite!

 

NO COMMENTS

Deixe uma resposta