Receita especial para o Dia das Mães

Receita especial para o Dia das Mães

0 296
Chef Edson Puiati traz receita especial para Dia das Mães

Por Daniela Reis

Esse Dia das Mães será diferente. Em meio a pandemia, isolamento e muitas incertezas, como homenagear essa figura tão importante? Para deixar esse dia mais gostoso e com lembrança das boas comemorações em família, o coordenador do curso de Gastronomia do Centro Universitário Una, Edson Puiati, separou uma receita muito especial: Músculo traseiro de boi com barriga de porco e angu de milho branco ao creme de cogumelos frescos.

Não vai poder comemorar com sua mãe? Que tal preparar essa receita e fazer um delivery surpresa para ela?

Mora com os seus filhos? Que tal preparar essa delícia e deixar essa data mais gostosa? Existem várias maneiras de comemorar, então não vamos deixar passar em branco!

Palavra do chef

“O preparo dessa carne aprendi com minha mãe, desde a adolescência me lembro dela fazer sempre pelo menos uma vez por semana, recheada com toucinho cru com o tempero mineiro. O acompanhamento do angu branco típico da colônia italiana (Em Barbacena na minha cidade natal), feito a partir de um tipo de milho branco, cultivado pelos colonos italianos. Todos ingredientes do prato eram de baixo custo, mas com um sabor incrível. O prato era sempre acompanhado de uma verdura fresca colhida na horta de casa, mostarda, couve ou taioba sempre fazia parte do conjunto de iguarias. A versão mais moderna, leva além da do músculo recheado e o angu branco um creme de cogumelos frescos que amo, juntamente com um azeite trufado que faz referência hoje aos meus ancestrais da Itália região do Vêneto. Um prato com influências italianas, mas com gostos e terroir ítalomineiro” – Edson Puiati.

Receita

NOME DO PRATO: Músculo traseiro de boi com barriga de porco e angu de milho branco ao creme de cogumelos frescos.

Porções: 10 pessoas

QUANTIDADE INGREDIENTES – Músculo de boi com barriga de porco
2,5 kg Músculo traseiro – garrão
600 g Barriga de porco em tiras de 1 cm de espessura
200 ml Vinho tinto seco
200 g Cebola branca
80 g Alho descascado
75 g Sal
15 g Pimenta de macaco em pó
½ maço Salsinha
2 g Zimbro
1000 ml Caldo de carne ou água
2 g Kümmel
2 m Barbante
200 ml Gordura para selar a carne

 

QUANTIDADE INGREDIENTES – Angu de milho branco
200 g Fubá branco peneirado
300 ml Água fria para dissolver o fubá
800 ml Água quente para cozinhar o angu
100 g Queijo parmesão ou minas curado
20g Sal a gosto
50g Manteiga
1 maço Mostarda
30 g Alho picado
50 g Cebola picada
100 ml Azeite

 

QUANTIDADE INGREDIENTES – Creme de cogumelos frescos
2 bandejas Cogumelos frescos (paris, shitake ou shimeji)
100 g Manteiga
1 maço Salsinha picada
2 galhos Coentro picado
60 g Cebola picada
30g Alho picado
350 g Creme de leite
A gosto Azeite ou manteiga trufada para aromatizar (opcional)
A gosto Sal a gosto
2 g Pimenta de macaco moída

 

MODO DE PREPARO
1-   PARA MÚSCULO COM BARRIGA DE PORCO: Retirar o excesso de aponeuroses (nervos), aparas da carne, lardear (introduzir) no músculo, com auxílio de uma faca fina, as tiras de toucinho fresco de barriga com pele.

2-   TEMPERO DA CARNE: Bater o alho, cebola, salsinha e o sal no liquidificador para fazer o tempero mineiro.

3-   Passar esta pasta em toda a carne, com a pimenta de macaco. Acrescentar o kümmel, zimbro e o vinho tinto (deixar marinar por 2h.)

4-   amarrar com barbante para dar um formato cilíndrico, selar (frigir) em uma panela ou frigideira, utilizando a gordura escolhida.

5-   Na mesma panela, colocar o caldo ou água até a metade do nível da carne (não pode cobrir a carne). Manter o nível de líquido durante o processo de cozimento em fogo moderado por mais ou menos umas 3 horas em panela tampada.

OBS: a quantidade de água ou caldo não pode ultrapassar a metade do nível (altura) da carne.

6-   PARA O ANGÚ: Peneirar o fubá de milho branco, demolhar com a água fria, juntar o sal e a manteiga à água quente, deitar o fubá demolhado na água quente e cozinhar o angu por 30 minutos em fogo brando. Após cozido deitar-se o angu em recipiente próprio e cobrir com lascas (ou ralado) de queijo curado, maçaricar e servir.

7-   Pode ser acompanhada com a mostarda, couve ou taioba picada e refogada em gordura, alho e cebola.

8-   PARA O CREME DE COGUMELOS FRESCOS: Limpar e cortar os cogumelos, refogar na manteiga, o alho picado, cebola e os cogumelos picados, acrescentar o coentro e a salsinha picados. Triturar e juntar o creme de leite, temperar com sal e pimenta moída. Acrescentar a manteiga trufada opcionalmente.

 

SIMILAR ARTICLES

0 267

0 156

NO COMMENTS

Deixe uma resposta