Receita: Frango caipira ao molho, champignon e palmito taboa

Receita: Frango caipira ao molho, champignon e palmito taboa

0 356
Chef Wessery Zago apresenta seu delicioso prato de frango caipira e palmito taboa

Por Daniela Reis

Hoje o Contramão traz uma receita muito especial de frango caipira. O prato foi desenvolvido pelo aluno de gastronomia do Centro Universitário Una, Wessery Zago, e traz em sua receita o palmito taboa, uma planta saborosa também conhecida como como paineira-de-brejo, capim-de-esteira, paina, paina-de-flecha, paineira-de-flecha, pau-de-lagoa, taboinha, tabu, entre outros.

Que tal fazer essa delícia na sua casa e deixar a quarentena mais saborosa?

Frango caipira ao molho, champignon e palmito taboa

Número de porções: 06

Tempo de preparo: 1h10m

Grau de dificuldade: médio

INGREDIENTES

1kg de Frango Caipira

200g de  Champignon

200g de  Palmito Taboa

100ml de Vinho Branco Seco

50ml de Azeite Extra Virgem

250g de Tomate

100 gr. Cebola Roxa

50g de  Alho Laminado

100g de Oro pro nobis

Ervas Finas

Sal

Açafrão da terra (Cúrcuma)

Páprica defumada

MODO DE PRÉ-PREPARO DO PALMITO TABOA

Selecione os brotos de palmito e façam os cortes diagonais. Retire a primeira camada do palmito (mais amarelada), selecione apenas os de camada brancas. Faça o branqueamento em um litro de água e sal por 3 minutos. Reserve.

MODO DE PREPARO

Tempere o frango com páprica defumada, Açafrão-da-terra e uma pitada de sal; numa panela em fogo baixo, adicione o azeite, doure o alho e branquei  metade da cebola roxa; adicione o frango e deixo-o refogar até dourar, acrescente aos poucos o vinho branco seco e vá deglaçando vagarosamente para não desmanchar o franco e extrair o sabor; após a deglaçagem, utilizando da técnica, pinga e grita, vá adicione aos poucos o fundo até o frango obter um pré-cozimento; acrescente o tomate, o palmito taboa e o champignon; sempre em fogo baixo, vá adicione o fundo até o fim do cozimento do frango, do palmito taboa e do champignon; por fim, acrescente o restante da cebola, as ervas finais e as folhas de oro pro nobis. Sirva!

Dica: Harmonize esse prato com uma caipirinha gasosa com folhas de manjericão, limão, pimenta rosa, alegrim e acerola.

SOBRE O CHEF WESSERY ZAGO

Formando do Curso de Gastronomia do Centro Universitário UNA, Wessery Zago é jornalista e cozinheiro. Participa de eventos e festivais de gastronomia pelo Brasil dentre eles: Festival de Gastronomia de Tiradentes, Diamantina Goumert, Semana Mineira da Gastronomia, Minas é o Mundo, Fartura, dentre outros.

 

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Deixe uma resposta