PBH faz consulta pública do redesenho de um dos locais mais movimentados da cidade

Por Matheus Dias

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentou a proposta de revitalização da rua Sapucaí para a população em dezembro de 2022, e desde então tem divulgado um formulário em seu site que ficará disponível até hoje, 31 de janeiro, para escutar o público acerca do novo visual da rua. 

A Sapucaí é um dos locais boêmios e turísticos mais admirados da capital mineira. É ainda ponto de encontro atraído pela bela vista que destaca o centro da cidade – com direito a belíssimas fotos pelo mirante dos murais do Projeto Cura. Sua beleza estampa a área cultural extensa de Belo Horizonte, promovida pela Praça da Estação, com ambiente descontraído e polo gastronômico de restaurantes e bares populares. 

A estudante de Publicidade e Propaganda, Amanda Serafim, 22, costuma frequentar uma vez por semana a Sapucaí. Ela afirma que está bem animada para que dê certo a proposta de revitalização, pois acredita que poderá melhorar o ambiente. “A revitalização vai trazer mais segurança, vai diminuir o fluxo de carro e trazer mais conforto pro que a Sapucaí já é”, diz. 

A opinião da futura publicitária vai de encontro com o propósito da PBH, que é tornar o espaço mais agradável e seguro para quem frequenta o local, reforçar o turismo e reduzir os conflitos entre pedestres e veículos.

Revitalização por uma Floresta melhor

Com o redesenho, a proposta prevê que sejam fechados os três quarteirões entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales. Na rua Sapucaí seja implantado área de permanência, mobiliário urbano, arborização e paisagismo, arquibancada mirante e quiosques comerciais com banheiro público.

Na esquerda a situação atual da rua Sapucaí e na direita a proposta com a revitalização. Foto/reprodução: PBH.
Na esquerda a situação atual da rua Sapucaí e na direita a proposta com a revitalização. Foto/reprodução: PBH.

Na esquerda a situação atual da rua Sapucaí e na direita a proposta com a revitalização. Foto/reprodução: PBH.

 

 

 

 

 

 

 

Lucas Fernandes da Silva, 23, estudante de Publicidade e Propaganda, enxerga que a ideia é muito boa, porém chama a atenção para um ponto. “Antes a PBH tem que cuidar das pessoas em situação de rua, pois como é um local aberto e abandonado, pode criar um conflito com quem busca o local para lazer. Primeiro a prefeitura tem que cuidar desse ponto e posteriormente buscar o projeto para ter a revitalização”, destaca Lucas.

Opinião de comerciantes e último dia de escuta 

Hoje, o espaço conta com um público diverso de frequentadores. Com fluxo variado de acordo com o horário e dia da semana. Porém, com a nova proposta tem a esperança de atrair e aumentar visitantes e novas pessoas para a Sapucaí. É o que acredita Alfredo Lanna, 35, sócio-proprietário de dois estabelecimentos na rua, a Panorama Pizzaria e o Botequim Sapucaí.

Para Lanna é importante a revitalização, pois observa a região não só como um polo gastronômico, mas de lazer para a cidade. “Sou um entusiasta do projeto, é um presente para a cidade e os moradores se isso for realizado. Acho que BH tem esse caráter turístico de cidade urbana, cidade criativa, cidade gastronômica, isso seria de extrema importância. A gente (comerciantes) vê esse movimento, esse desejo de quantidade de turista que vai sem essa preparação que não temos hoje, então com essa infraestrutura seria melhor”, opina Alfredo.

Todos os detalhes em arte e fotografia da revitalização estão disponíveis no site da Prefeitura de Belo Horizonte, mas você pode conhecer a proposta e opinar respondendo ao formulário, que está aberto somente até hoje (31).

Vista da rua Sapucaí para o Centro de Belo Horizonte – Foto/reprodução: Lucas Fernandes da Silva.
Vista da rua Sapucaí para o Centro de Belo Horizonte – Foto/reprodução: Lucas Fernandes da Silva.

 

NO COMMENTS

Leave a Reply