Saques do FGTS começam a partir do dia 10 de Março

Saques do FGTS começam a partir do dia 10 de Março

0 462

Para quem pediu conta ou foi mandado embora por justa causa em uma empresa até 31 de dezembro de 2015, poderá fazer o saque do Fundo de Garantia (FGTS) que está retido, a partir do dia 10 de março. A medida foi decidida pelo Governo Federal em janeiro deste ano, devido à crise econômica que o país se encontra. É esperado que entrem na economia do país cerca de 30 bilhões de reais.

De acordo com o Governo, não haverá limite de valor para saque, ou seja, todo mundo que se enquadra na medida poderá retirar o dinheiro. Pequenos valores poderão ser sacados direto no caixa eletrônico com o cartão cidadão e/ou para quem tem conta vinculada com a Caixa Econômica Federal o saldo será transferido direto na conta corrente. Agora, se o saque for feito na boca do caixa, é necessário levar um documento com foto e a comprovação de fim do vínculo com a empresa, levando a Carteira de Trabalho ou o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.

Os meses para saque dependerá do mês de nascimento, abaixo segue um quadro com as datas.

Nascidos em janeiro e fevereiro Sacam em março
Nascidos em março, abril, maio Sacam em abril
Nascidos em junho, julho, agosto Sacam em maio
Nascidos em setembro, outubro, novembro Sacam em junho
Nascidos em dezembro Sacam em julho

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o momento é propício para quem precisa quitar a suas dívidas. “A orientação é para que esses beneficiários priorizem o pagamento de débitos, principalmente aqueles que possuem juros maiores, como o cartão de crédito e o cheque especial. Dessa forma, eles poderão voltar ao mercado de consumo e demandar crédito”, afirma a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos.

Em dezembro de 2016, a CDL/BH divulgou documento que mostra o aumento do número de inadimplentes para 3,95% em vista ao mesmo período do ano anterior, acreditam que isso pode ser decorrente também do aumento do desemprego.

Segundo a economista, para quem está empregado e/ou não tem nenhuma dívida, o momento pode ser bom para dar entrada em um imóvel ou fazer uma reserva financeira.

Para a estudante de moda, Sabrina Miranda, 27, era ilógico ter acesso a um dinheiro que já era dela, apenas por meio de um financiamento. “Se é meu, eu faço com ele o que eu quiser, mas, vai servir para pagar as contas mesmo”, comenta.

No caso da auxiliar de escritório, de 28 anos, Márcia Cristina, ela já iria usar para comprar o seu apartamento no final do ano. Para ela, as pessoas vão gastar esse dinheiro sem investimento. “Antes ninguém contava com esse dinheiro, então era um meio de juntar uma “grana” realizar o sonho da casa própria, ou caso fosse mandado embora do emprego, era uma renda para se auto sustentar até conseguir um novo emprego. Ai, com a facilidade de retirar esse benefício, muitos irão retirar simplesmente para gastar sem investimento, entende?!”, explica.

Para esclarecer dúvidas dos cidadãos, a Caixa Econômica começou a partir de hoje até sexta-feira, 17, a abrir duas horas mais cedo. No próximo sábado, 18, às agências também se manterão abertas, mas, apenas para informações. Isso também ocorrerá em quatro sábados de março a julho para poder auxiliar as pessoas, serão os dias 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

Para saber se tem alguma conta inativa, acesse o site.

Texto: Amanda Eduarda

NO COMMENTS

Deixe uma resposta