Semana marca a Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

Semana marca a Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

0 764

No ano de 2011 foi instituído a Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, que ocorre anualmente do dia 25 até dia 31 de março. Esses dias são marcados por realizações de ações de mobilização nacional pela busca de crianças e adolescentes desaparecidos e a divulgação de ferramentas e de legislação que auxiliam a sociedade no enfrentamento do desaparecimento.

No Brasil são registrados anualmente 50 mil casos de desaparecimentos de crianças e adolescentes. A Polícia Civil de Minas Gerais encerrou o ano de 2014 com 5.002 casos de desaparecimentos registrados, já o ano de 2015 teve uma pequena redução de 746 desaparecimentos, totalizando 4.256. Até o mês de março já haviam sido registrados 461 casos de desaparecimentos no estado, com um total de 64 em Belo Horizonte.

Lei da Busca Imediata

Segundo a lei nº 11.259 de 30 de dezembro de 2005, alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 208, não é necessária a espera de 24 horas, determinando a investigação imediata no caso de desaparecimentos de crianças e adolescentes. O boletim de ocorrência pode ser registrado pessoalmente, em delegacias, Delegacia Eletrônica, ou em uma companhia da Polícia Militar.

Conselho Federal de Medicina

O Conselho Federal de Medicina realiza todos os anos, desde 2011, eventos para chamar a atenção da população para os casos de crianças e adolescentes desaparecidos, afirma o organizador de evento, Bernardo Dabés.

Hoje, dia 29, será realizado na Praça da Liberdade uma palestra de conscientização e três shows a partir das 16 horas.

Por Julia Guimarães.

NO COMMENTS

Leave a Reply