Sincronicidade: valores humanos através dos tempos

Sincronicidade: valores humanos através dos tempos

Está aberta ao público a exposição “Sincronicidade”. A mostra reúne obras produzidas parao maior concurso de design de jóias em ouro do mundo e que envolveu profissionais de países como Brasil, Africa do Sul, China, Índia e Emirados Árabes.

Razão, emoção, sensação e intuição são quatro sentimentos que inspiraramdesigners do Brasil. Foram 20 profissionais e 4 universitários que trabalharam buscando uma idéia de equilíbrio entre esses sentimentos.A coleção está no Museu das Minas e do Metal e foi baseada, segundo os organizadores, na conexão do design através do tempo e espaço. A iniciativa é da Academia AuDITIONS, organizadora mundial do concurso .

“A AuDITIONS tem como seu principal objetivo contribuir efetivamente com a profissionalização e o desenvolvimento do design brasileiro em joalheria, o maior concurso de design de joias em ouro do mundo” diz o organizadorda exposição em Belo Horizonte, Marcos Couto, referindo-se à competição patrocinada pela mineradora Anglo Gold Ashanti.

Ainda segundo o organizador, para apoiar este trabalhoforma reunidosexperts no assunto que participaram do planejamento das edições brasileiras do concurso. “O grupo, denominado Academia AuDITIONS, é formado por dez professores e coordenadores de alguns dos principais centros de formação em Design do Brasil”, explica.

Marcos Couto, organizador da amostra em Belo Horizonte
Marcos Couto, organizador da amostra em Belo Horizonte

O programa institucional contribui mundialmente para o desenvolvimento do setor joalheiro, principal destino do ouro, ao estimular a inovação e renovação do design do produto, estabelecer tendências, incentivar o uso de novas tecnologias e instigar a formação de novos designers. Além de estimular o setor, a mostra encanta o público.

“Para mim foi muito impressionante. Não só como o valor e a elegância, mas a arte que expressa algo muito importante em hamornia. E fora que há uma beleza excepcional”, diz a professora alemã de Biodança, Birgit Mutze.

professora alemã de Biodança, Birgit Mutze
Professora alemã de Biodança, Birgit Mutze

A mostra“Sincronicidade” poderá ser visitada pelopúblico em exposições itinerantes que percorrerão centros culturais de cinco capitais brasileiras além de Belo Horizonte: Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia.

Local: Museu das Minas e do Metal

Endereço: Praça da Liberdade, s/ nº (Prédio Rosa)

Data: Até 24 de Agosto

Mais informações no site do museu: www.mmm.org.br

Texto: Marina Costa

Foto: Bárbara de Andrade e Natália Alvarenga

NO COMMENTS

Leave a Reply