Suspensão do aumento da passagem gera polêmica

Suspensão do aumento da passagem gera polêmica

Integrantes de diversos movimentos sociais fizeram acampamento na Câmara Municipal

Na tarde dessa quarta feira,(16), os ônibus que circulam pela capital, ainda operam pelo preço antigo, com o valor de R$ 3,40, apesar da notificação judicial que a Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, ontem, derrubando o aumento das tarifas em toda a capital. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) afirma que ainda não recebeu nenhuma notificação, já a assessoria de imprensa da BHTrans não se manifestou sobre o assunto e disse que a presidência e o setor jurídico da prefeitura estiveram em reunião para debater o assunto.

Integrantes de diversos movimentos sociais fizeram acampamento na Câmara Municipal
Integrantes de diversos movimentos sociais fizeram acampamento na Câmara Municipal / Foto: Bruna Dias

O reajuste de 9,7% foi autorizado pela prefeitura no início de agosto, a partir de um pedido do Setra, que alegou a necessidade de subir a passagem por um aumento nos custos operacionais do MOVE. Com isso, Belo Horizonte teve o seu segundo aumento nas tarifas de transporte público em 2014.

A Assessoria de imprensa da BHTrans não se manifestou sobre o assunto e disse que a presidência e o setor jurídico da prefeitura estiveram em reunião para debater o assunto.

Desde a decisão do executivo municipal, os movimentos Tarifa Zero BH e Passe Livre têm realizado uma série de manifestações e chegaram a ocupar a câmara municipal pedindo a revisão desses estudos.

O movimento Tarifa Zero BH publicou uma nota em sua página no Facebook, afirmando que a Prefeitura de Belo Horizonte irá cumprir a decisão da justiça a partir de meia noite,  e que o motivo para a demora seriam as adaptações necessárias no sistema.

Por Raphael Duarte

1 COMMENT

Leave a Reply