Sustentabilidade é a próxima trend no mundo da moda

Sustentabilidade é a próxima trend no mundo da moda

0 245

Ativista e diretora do movimento Fashion Revolution falou sobre as perceptivas sustentável para o setor em talk show no segundo dia (25/10) do Salão de Negócios

Por Laura Rezende

A 30º edição do Minas Trend contou com a presença da diretora executiva do Instituto Fashion Revolution, Fernanda Simon, para uma conversa sobre sustentabilidade no universo da moda. Fernanda é especialista em moda e sustentabilidade há mais de 15 anos e escreve sobre pautas de slow fashion na revista Vogue. A ativista trouxe o movimento Fashion Revolution para o Brasil há cerca de 10 anos com o objetivo de transformar o modelo tradicional de produção, em um modo mais sustentável para o meio ambiente.

Conversa durante a palestra. Foto: Rafaela Urbanin.

O Fashion Revolution, movimento que em 2018 se tornou um instituto, tem o objetivo de promover uma mudança sistêmica na forma como o setor têxtil se relaciona com a cadeia de produção. Fernanda aponta que dentro de um sistema capitalista é quase impossível a existência de uma marca 100% sustentável, entretanto, ressalta que a solução para essa lacuna é cada vez mais as marcas adotarem e discutirem a sustentabilidade. 

Para ela, um dos exemplos é firmar parcerias com produtores sustentáveis, como é o caso da loja Farm, que possui um projeto com o grupo de mulheres indígenas Yawanawa. A união acontece de forma simultânea, a cada coleção, e as estampas são feitas com base na criação artísticas das mulheres da aldeia. Essa é uma forma que a marca possui de dar visibilidade às mulheres indígenas e promover a sustentabilidade no mundo da moda.

Conversa durante a palestra. Foto: Rafaela Urbanin.

Para finalizar a conversa, Simon apresentou ainda maneiras e ações sustentáveis que os consumidores podem adotar quando se trata de promover hábitos mais responsáveis e que beneficiam o meio ambiente. 

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply