Sustentabilidade é tema de roda de samba

Sustentabilidade é tema de roda de samba

O restaurante Reciclo recebe, amanhã às 20h, uma roda de samba promovida por estudantes de Relações Públicas como parte de um projeto que busca incentivar a reciclagem e integrar o catador de materiais recicláveis à sociedade. “A casa não só cedeu o espaço, como também abraçou o projeto deles, e amanhã verão a reciclagem atuando: aqui os guardanapos são reciclados a acústica da casa tem essa imposição de ser reciclada.”, explica Diego Barroso, 29, responsável pelo restaurante.

O Brasil, em termos de reciclagem, está muito aquém de outros países, como os europeus, mais de 75% do lixo do país é jogado a céu aberto e apenas 3% é reciclado. Iane Sena, 21, uma das desenvolvedoras do projeto fala sobre a importância da conscientização “Amanhã vamos fazer a roda de samba, além de expor e vender os objetos recicláveis que decoram o bar […] Mostrar como podemos aproveitar materiais de forma criativa”.

Reciclo

Inaugurado em 2006, o restaurante Reciclo é um espaço cultural da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), e foi fundado para proporcionar uma maior inclusão social aos trabalhadores dessa área. Catadores que, além de frequentarem o restaurante, produzem objetos confeccionados com matérias recicláveis que decoram e são vendidos em uma loja na própria entrada do local.

Atualmente o Reciclo funciona de segunda a sexta de 11h30 às 15h, tem um fluxo de 250 pessoas e produz em media 100kg de comida por dia. Com um público bastante diversificado, dentre ele famílias, empresários e até mesmo estrangeiros, o restaurante possui cerca de 20 funcionários, todos associados à própria Asmare. “O Reciclo é muito mais que um espaço de reciclagem de material, é também de reciclagem de vida: hoje trabalham aqui pessoas oriundas de catadores de rua, ou de alguma situação desse mesmo patamar”, declara Diego.

O restaurante recebe visitas de escolas públicas e particulares que desenvolvem projetos de educação ambiental para implantação de coleta seletiva.

Conheça o Reciclo: Rua da Bahia, 2164 – Lourdes

 

Por Marina Rezende

NO COMMENTS

Leave a Reply