TBT: Barack Obama torna-se o primeiro negro a vencer uma eleição presidencial...

TBT: Barack Obama torna-se o primeiro negro a vencer uma eleição presidencial nos Estados Unidos.

0 69

Por Daniela Reis 

O dia 04 de novembro de 2008 foi um grande marco para a história. Era terça-feira, e o então senador democrata Barack Hussein Obama, de 47 anos, foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos, sendo o primeiro negro assumir a Casa Branca. 

No começo da campanha eleitoral, ainda em 2007, poucos apostavam na candidatura de Barack Hussein Obama, por ser desconhecido e também por ser negro.

Obama tinha a percepção de que os eleitores buscavam uma mudança na administração do país, principal lema de sua campanha, com isso, conquistou a nomeação democrata com o apoio em massa após as últimas primárias democratas.

A questão racial, mesmo que de forma velada, pontuou a campanha do senador. Após a descoberta dos sermões controversos de Jeremiah Wright, seu ex-pastor por 20 anos com quem teve que romper, Obama fez um discurso sobre o tema que ficou marcado como exemplo do poder de sua retórica e acabou atraindo milhares de pessoas aos seus comícios.

“Escolhi disputar a Presidência neste momento histórico porque acredito profundamente que não podemos resolver os desafios de nossa era a não ser que o façamos juntos, a não ser que aperfeiçoemos nossa união ao compreender que, embora nossas histórias pessoais possam diferir, temos esperanças comuns”, disse Obama, na época.

Mesmo sem anunciar constantemente o fato de poder ser o primeiro presidente negro dos EUA, foi entre os eleitores negros que Obama teve os maiores índices de votação.

Em seu discurso ainda sobre o tema, Obama falou que espera transcender as diferenças entre os povos para que juntos possam conquistar um futuro melhor para seus filhos e netos.

“Essa crença deriva de minha fé inabalável na decência e na generosidade do povo dos Estados Unidos. Mas também deriva de minha história pessoal como americano”.

Quase 66% dos 153,1 milhões eleitores registrados para as eleições presidenciais americanas enfrentaram longas filas e problemas nas urnas para votar nas eleições gerais, o que significaria a maior taxa de participação desde 1908.

 

Mandatos

Suas decisões políticas abrangeram a crise financeira global e incluíram mudanças nas políticas de impostos, na legislação para a reforma da Indústria da saúde dos Estados Unidos, iniciativas de política externa e a libertação de forma gradual dos prisioneiros da Prisão de Guantánamo em Cuba. Ele participou do encontro de 2009 do G-20 em Londres, visitando mais tarde as tropas americanas no Iraque. Em viagem por diversos países europeus após o encontro do G-20, anunciou em Praga sua vontade de negociar a redução do arsenal nuclear mundial, levando a sua eventual extinção. Em outubro de 2009 foi agraciado com o Nobel da Paz pelos seus “esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”.

Obama foi eleito para o segundo mandato em 6 de novembro de 2012, derrotando o concorrente republicano Mitt Romney com 65.9 milhões de votos populares e 332 votos eleitorais, citando seus objetivos para o segundo mandato em seu discurso de vitória. Ele ressaltou a necessidade de combater a desigualdade econômica e ao mesmo tempo lidar com a adaptação ao aquecimento global, bem como a reforma do ensino americano para promover a tecnologia e inovação, dizendo: “Acreditamos em uma América generosa”.

 

Curiosidades sobre Obama 

Obama coleciona gibis do Homem Aranha e Conan, o Bárbaro;

Seu apelido na faculdade era “O’Bomber”, pela habilidade no basquete;

Em 2006, ele foi vencedor do Grammy pela narração do livro “Sonhos de Meu Pai”, quando ainda era senador pelo Estado de Illinois;

Obama leu todos os livros da série Harry Potter;

Já trabalhou como balconista de uma sorveteria; 

Durante sua infância, Obama morou quatro anos na Indonésia e teve um macaco de estimação; 

Ele não toma café; 

NO COMMENTS

Leave a Reply