Trânsito e mobilidade urbana em foco nas Eleições 2012

Trânsito e mobilidade urbana em foco nas Eleições 2012

O assunto mobilidade urbana tem aparecido constantemente nas campanhas políticas atuais. Um dos motivos de tanta atenção é a realização da Copa em 2014 no Brasil. Os investimentos nesta área visam melhorias nos sistemas de transporte público, bem como implantação e integração de novas modalidades de transporte, buscando melhorar o trânsito das grandes capitais e garantir acessibilidade à população.

Em Belo Horizonte, os candidatos à Prefeitura também aderiram o tema em seus planos de governo. O atual prefeito, e candidato a reeleição, Márcio Lacerda (PSB) garante em seus projetos a conclusão de todas as obras que estão em andamento, e pretende também, caso reeleito, dar continuidade às obras de melhoria e expansão do metrô, cujos recursos já estão garantidos pelo Governo Federal.

Já o candidato Tadeu Martins (PPL) pretende, em seus projetos, dar continuidade às obras do BRT e aumentar a frota de ônibus. A ampliação do metrô e a implantação do sistema de monotrilho na Via Expressa, e nas avenidas dos Andradas e Catalão, também fazem parte de suas propostas.

A criação de um sistema de trens intermunicipais ligando todas as regiões metropolitanas de Belo Horizonte de forma rápida, segura, barata e não poluente, é a aposta da candidata Vanessa Portugal (PSTU). “Os trens devem ser integrados ao metrô e ao sistema viário, através de terminais próximos das cidades”.

O candidato Patrus Ananias (PT) também pretende investir no metrô priorizando a linha Barreiro até os hospitais e criando uma Secretaria Extraordinária do metrô. Além de viabilizar a divisão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), criando uma empresa Federal com sede em Belo Horizonte para operar e construir metrô.

Até o fechamento desta edição os demais candidatos não apresentaram seus planos de governo.

Por Perla Gomes e Rute de Santa

Fotos: Internet

2 COMMENTS

Leave a Reply