Por Davi Gomes

A Espanha foi o palco para a oitava etapa do circuito mundial de Fórmula 1 de 2023, e vinha com expectativas após ter seu layout mudado, sendo retirada uma das chicanes no final da pista, e consequentemente deixando as voltas dos pilotos mais rápidas. Após vencer cinco das sete primeiras corridas do ano, o atual campeão Max Verstappen, da Red Bull, era sem dúvidas o grande favorito a vencer novamente. Aliando seu grande talento ao fato de seus adversários diretos não terem bons desempenhos nas últimas corridas, o piloto holandês já abre distância na tabela e se mostra, talvez, o único piloto com condições para ser campeão.

Foto: Reprodução

 

Desde a sexta-feira (2), nos treinos livres, Verstappen foi soberano e marcava os melhores tempos, e no sábado (3) nas sessões de classificação não foi diferente, apenas na primeira sessão não foi o primeiro, quando acabou em novo, porém pelo regulamento, os cinco pilotos de menor tempo são eliminados, ou seja, a colocação neste momento não foi problema. Problema mesmo teve o piloto da Ferrari Charles Leclerc que não teve bom desempenho e fez apenas o décimo nono tempo e teve que largar dos boxes após mudanças feitas em seu carro antes da corrida.  

Foto: Fórmula One Management

Na segunda sessão de classificação, Sergio Pérez, também da Red Bull, e vice-líder do campeonato, foi outro que não teve um dia feliz e terminou com apenas o décimo primeiro tempo, e novamente  largaria de uma posição incomoda visto que possui o melhor carro do grid. Outro piloto capaz de semanter nas primeiras posições pelo talento e carro é George Russell da Mercedes, mas também teve dificuldades e largou em décimo segundo.

Na terceira e última sessão que define a posição dos 10 primeiros, Verstappen sobrou e foi o primeiro, Carlos Sainz da Ferrari também foi bem e largou em segundo, e em terceiro Lando Norris da McLaren. Esse último foi a surpresa da etapa até aquele momento já que durante todo o ano vem sofrendo com o mal desempenho de seu carro mas que dessa vez conseguiu um bom lugar no grid de largada. O quarto lugar seria de Pierre Gasly da Alpine, porém por ter atrapalhado a volta dos dois primeiros durante a sessão, o francês perdeu seis posições e largou apenas em décimo, bom para o heptacampeão Lewis Hamilton, que subiu uma posição e foi quem largou em quarto.

Foto: Fórmula One Management

A corrida no domingo (4) foi apenas protocolar para Verstappen, que liderou do início ao fim e em nenhum momento foi atacado pelos concorrentes e venceu com facilidade, assim como vem sendo ao longo de 2023. A surpresa da classificação Norris foi quem se deu mal dessa vez, ainda nas primeiras curvas da primeira volta o inglês perdeu o terceiro lugar para seu compatriota Hamilton e ao tentar recuperar a posição os eles se chocaram e o piloto da McLaren teve sua asa dianteira danificada, com isso foi perdendo posições e precisou parar nos boxes para trocá-la, caindo para último, ficando no fim do pelotão por toda corrida e terminando apenas em décimo sétimo. Mesmo com o choque, Lewis Hamilton continuou na corrida e teve ótimo ritmo para se manter nas primeiras posições, terminando em segundo e garantindo mais um pódio. Outro que foi muito bem foi Russell, o piloto da Mercedes que havia largado em décimo segundo, fez uma boa estratégia de corrida e também conseguiu subir ao pódio mais uma vez na carreira. 

O Grande Prêmio da Espanha mostrou a potência que os melhores carros têm já que vários dos pilotos que largaram de posições pouco comuns a eles, mostraram que ainda assim podem competir e brigar pelas posições mais altas saindo do fundo do grid. Sérgio Perez terminou em quarto, ganhando sete posições ao longo da corrida, e Charles Leclerc que precisou começar a corrida dos boxes, também ganhou sete posições, mas este prejudicado pela estratégia da Ferrari  na escolha dos pneus em que o monegasco iria usar. 

 

Foto: Fórmula One Management

Com mais uma vitória, Max Verstappen amplia sua vantagem na liderança sobre os adversários. O holandes possui 170 pontos, contra 117 do seu companheiro de Red Bull, Perez e em terceiro o espanhol Fernando Alonso tem 99.

A Fórmula 1 agora tem uma pausa de uma semana e volta a ser disputada no Canadá entre os dias 16 e 18 de junho.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply