UFMG promove reflexão sobre o sistema carcerário brasileiro

UFMG promove reflexão sobre o sistema carcerário brasileiro

0 438

Nesta quarta-feira, 09, às 17:00, a UFMG Campus João Pinheiro, exibirá o documentário Sem Pena, de Eugênio Puppo. O longa retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente. O evento  gratuito é produzido pelo projeto Direito em Tela-UFMG. Na sequência haverá um debate com a professora universitária, advogada criminalista, Clarissa Borges, e do também advogado criminalista Greg Andrade, ativista em direitos humanos e sobrevivente do sistema prisional.

O documentário apresenta testemunhos de juízes, promotores, advogados e especialistas em sistema de justiça criminal, que, aliado a imagens impactantes de prisões brasileiras, pretende estimular uma reflexão mais profunda, pautada na realidade do sistema de justiça com ênfase em temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil.

“O intuito do filme foi justamente promover uma discussão a respeito das fragilidades do sistema judicial brasileiro, que pratica o encarceramento abusivo e seletivo. Sem Pena também chama a atenção para as penas alternativas e para a importância da participação social efetiva nessas questões. O documentário aborda histórias reais, mostrando o funcionamento dos órgãos do Estado. As entrevistas estão atentas aos dramas pessoais, demonstrando que os efeitos de um processo penal vão muito além da pessoa acusada.”, explica em nota a assessoria de comunicação do documentário.

Para o estudante do 3º período de Direito, Gabriel Augusto, 21, eventos como este são de suma importância, uma vez que “o sistema carcerário brasileiro não é modelo pra nenhum outro país, ele deve ser mostrado e discutido sobre a sua estrutura, funcionamento e dinâmica. A discussão sadia entre estudantes e  profissionais da área só nos trás benefícios, pois promove a análise crítica afim de buscar alternativas para sanar os problemas em torno desta questão.”

O endereço do evento é: Avenida João Pinheiro, número 100, 16º andar (prédio da Pós-Graduação em Direito da UFMG)

Por: Bruna Dias

NO COMMENTS

Deixe uma resposta