Um belo dia para ser Geek ou Nerd

Um belo dia para ser Geek ou Nerd

Lançadas na década de 1970, as sagas O Guia do Mochileiro da Galáxia e Star Wars transformaram a data de hoje, 25 de maio, no dia em que você deve se orgulhar de ser um amante da ficção cientifica. As obras são a representação perfeita do universo Nerd, traduzidas para a literatura e cinematografia.

“Ser nerd para mim? Bem, digamos que eu não sei como não ser nerd, já que é o que eu sempre fui antes mesmo de saber o que era ser um. Para mim ser nerd é nada além de ter um estilo de vida ao qual as outras pessoas deram um nome por não fazer parte do mesmo estilo. Ser nerd é não ter vergonha do que gosta, mesmo que falem que é coisa de criança ou de gente estranha. Ser nerd é não deixar de amar coisas que sempre amou, coisas como filmes, séries, desenhos, jogos e fantasias e ainda levar toda essa carga cultural em seu dia a dia.”, declara Daniel de Paula, Nerd e bombeiro nas horas vagas.

Sob as alcunhas: Dia do Orgulho Nerd e Dia da Toalha, a data diverge opiniões do “Por quê?”, “como?” e “Onde?”.  Para esclarecer a divergência vamos aos fatos:

  • O Dia da Toalha:

O livro O Guia do Mochileiro das Galáxias foi publicado em Londres, em 1979. Escrita por Douglas Adams, a obra foi inspirada em um Guia de Viagem para a Europa, Adams finalizou os cinco livros da saga em 1992. Em 2005, O guia foi lançado nos cinemas, sob direção de Garth Jennings.

O primeiro relato:

Adams faleceu em 11 de maio de 2001 e, nesse mesmo ano, um grupo de amigos, que eram membros de um fórum inspirado em sua obra, decidiu homenageá-lo e saíram às ruas carregando uma toalha nos ombros ou pendurada na mochila. Em sua obra, Adams descreve a peça como algo fundamental para qualquer um que queira se tornar um mochileiro.

  • O Dia do Orgulho Nerd:

No dia 25 de maio de 1977, George Lucas apresentava ao mundo o primeiro episódio (na verdade o quarto) da saga Star Wars, fato que transformou para sempre o mundo da ficção científica.

O primeiro relato:

Um grupo de amigos espanhóis decidiram reforçar sua paixão pelo mundo geek e, em 2006, pela primeira vez, comemoram o Dia do Orgulho Nerd. Escolhendo assim o dia 25 de maio de forma simbólica.

“Nerd pra mim é sinônimo de profundidade. Você não vê os conteúdos sobre uma perspectiva chapada que eles se apresentam, você leva a outros níveis. O nerd quando gosta de um conteúdo não “vê” uma vez, vê varias. Alguns decoram roupas, outros músicas, outros nomes, variações de uma mesma coisa que é ser nerd.”, conta Pedro Lucas, estudante de Jornalismo.

Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha?

É fato que a simbologia por trás dessas datas é clara, e apesar do aumento no número de adeptos devido a popularização da obra de Lucas com o lançamento do episódio VII, elas são comemoradas pelo mesmo grupo e com a mesma intenção: celebrar o que há de melhor nesse universo. Então nada mais justo que uni-las ao bom e grande estilo Nerd: muita ficção, pipoca e Coca-Cola.

Texto: Ana Paula Tinoco/ Arte: Gael Benitez

NO COMMENTS

Leave a Reply