Una recebe o Festival Hotel Gourmet

Una recebe o Festival Hotel Gourmet

0 256

Uma viagem virtual de sabores, texturas e aromas de Minas Gerais

*Por Bianca Morais

No dia 12 de dezembro os laboratórios do curso de Gastronomia do Centro Universitário Una recebem o Festival Hotel Gourmet. O evento reunirá chefs de cozinha ligados à hotelaria e profissionais do setor, para juntos ampliarem os conhecimentos deste serviço, sua gestão e sua capacitação ao receber turistas. O festival tem como objetivo promover o melhor da gastronomia oferecida pelos hotéis e consequentemente divulgar o turismo mineiro e sua cadeia hoteleira.

Devido à pandemia e o isolamento social, este ano, o evento será online com transmissão ao vivo pelo Youtube. Os chefs irão preparar seus pratos ao vivo, mostrando o passo a passo do processo. Ao todo, sete chefs irão apresentar o preparo de seus pratos relacionados à gastronomia mineira para o público.

História do evento

O Festival Hotel Gourmet nasceu dentro de um outro evento, o Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, que é uma reunião que une empresários, executivos, palestrantes, profissionais, consultores, técnicos e chefs de cozinha da área de hotelaria para discutir sobre o turismo no estado, criando propostas para valorizar e desenvolver o setor. 

No encerramento de cada edição do evento acontecem aulas shows ministradas pelos chefs de cozinha de vários hotéis, eles preparam uma receita e servem aos participantes do evento. A última fez tanto sucesso que deu origem ao Hotel Gourmet.

Para a sua primeira edição, o palco escolhido foi a capital mineira. Uma vez que Belo Horizonte, eleita em 2018 como a Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.  O lançamento acontece  em uma data especial e sugestiva, dia do aniversário da cidade e ano em que o estado completa seus 300 anos, detalhes esses que ajudarão a dar um tempero a mais para o evento.  

Minas Gerais tem como um dos seus principais atrativos turísticos a gastronomia. A culinária mineira é sinônimo de tradicionalismo, são delícias preparadas no velho fogão a lenha, é história e cultura. Uma cozinha com tantos sabores que recebe anualmente milhares de turistas do Brasil e do mundo inteiro para conhecê-la. 

Marcos Valério Rocha, coordenador em Minas Gerais da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e organizador do evento explica que apesar de desapontado pelo fato do evento não acontecer presencialmente, como são as edições do Encontro da Hotelaria, tem grandes expectativas para o Hotel Gourmet que promete ser uma forma de chamar a atenção do empresariado investir na gastronomia e para que os profissionais ligados ao setor busquem sempre qualificação em suas habilidades.

“Lógico que o público presente é fundamental para um evento gastronômico, ali os cinco sentidos são utilizados. Com a transmissão pela internet não permite a percepção do aroma, degustação, do olfato”, conta.

Em tempos de pandemia as aglomerações não são indicadas porém a imaginação das pessoas fará do evento um sucesso.

Parceria com a Una 

O Festival será gravado na Una,  unidade João Pinheiro II, onde é ministrado o curso de Gastronomia. O campus conta com uma excelente estrutura de laboratórios de aulas práticas que proporcionará condições adequadas de trabalho para os Chefs participantes do evento. Além disso, essa parceria será extremamente benéfica para os alunos no que diz respeito à convivência, aprendizagem e o intercâmbio com experientes e qualificados profissionais.

Edson Puiati, professor da instituição e um pioneiro no evento Encontro da Hotelaria, acredita que o novo festival será de muita importância para os alunos de gastronomia. Esse será mais um evento que a faculdade trás o mercado para dentro do espaço da Una e dos seus laboratórios. 

“Os alunos poderão estar mais próximos do mercado hoteleiro, além de aprender um pouco das comidas que são servidas em hotéis. Com certeza os chefs terão muitas técnicas interessantes com processos de preparo bem bacanas, então é muito importante aprender e estar fazendo esse relacionamento com o mercado externo”. 

Estrutura dos laboratórios de gastronomia da Una

 

Participantes

A lista de chefs convidados para participar do evento está com importantes nomes, sendo eles, o Chef Rafael Bruno, representando o Hotel Ramada Encore Luxemburgo de Belo Horizonte, o Chef Geraldo Brito representando Hotel Caxambu de Caxumbu, a Chef Danielly Cardoso representando o Hotel Dubai de Montes Claros, o Chef Gustavo Freitas representando o Hotel Pousada Lagos de Minas de Santa Cruz de Minas, o Chef Danilo Simões representando o Kuriuwa Hotel de Monte Verde, Chef Giovani de Freitas representando o Independência Trade de Juiz de Fora e a Chef Rubia Lacerda representando o Hotel Pousada do Arcanjo em Ouro Preto.

Para acompanhar o evento online, acesso o canal no youtube Encontro Hotelaria pelo link www.youtube.com/encontrohotelaria

Não perca!

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply