Por Lucas Matheus
Liverpool fez história na última tarde de domingo. Goleou seu maior rival por 7×0 e após 128 anos, o clássico tem, de novo, a maior goleada de sua história. Esse jogo pareceu um filme, de várias nuances, várias histórias. Os gols foram marcados por Gakpo (2), Darwin Nuñez (2), Salah (2) e Firmino.
PRIMEIRO TEMPO EQUILIBRADO
Nos primeiros 15 minutos de jogo, o Liverpool parecia aquele do começo do jogo contra o Real Madrid. O time brigava muito e roubava muitas bolas, tentava chegar com perigo, mas não conseguia. Já o United, esse chegava com mais perigo, era mais incisivo. Antony e Bruno Fernandes poderiam ter colocado o time a frente, a do brasileiro, o goleiro Alisson pegou, a do português foi para fora.
No finalzinho do segundo tempo, Casemiro chegou a abrir o placar, mas o impedimento foi corretamente assinalado e o jogo continuou empatado. Quando pouco se esperava do fim do primeiro tempo, numa movimentação perfeita de Robertson e Gakpo, o escocês lançou o holandês que cumpriu sua lei de quase ex.

SEGUNDO TEMPO HISTÓRICO
Quando Andy Madley apitou o recomeço do jogo, a sentença já estava dada, apenas os espectadores e o Manchester United não sabiam. Aos 3 minutos Darwin marca de cabeça, aos 50 Gakpo marcava um golaço, após jogada genial de Salah. Aos 21’, o egípcio entrou definitivamente para a história do Liverpool e da Premier League. Ele se tornou o maior artilheiro da história do Liverpool pela Premier League.
Aos 30’, Darwin, de cabeça, fez o quinto. Salah aos 38’ marca novamente com assistência de Firmino, o brasileiro teve o favor recompensado e também deixou o seu, após assistência do egípcio. Um grande jogo, único em sua história centenária e que, provavelmente, não acontecerá tão cedo.

O DONO DO JOGO

Ontem foi um dia muito especial para Mohamed Salah, e isso vai além de ter feito seu melhor jogo na temporada. O egípcio marcou dois gols e deu duas assistências contra o Manchester United e, de quebra, se tornou o maior artilheiro da história do Liverpool na Premier League e do maior clássico da Inglaterra. O único rei aceito pelos Reds, parece estar longe de perder sua majestade.
TEMPO DE DESPEDIDAS E DE BOAS VINDAS
Roberto Firmino, ídolo do Liverpool, anunciou na última semana que seu vínculo com os reds acabará no final da temporada, mesmo com a diretoria querendo renovar seu contrato, o brasileiro não aceitou a renovação. Justo nessa semana, Gakpo e Darwin, jovens que lideram a reformulação do clube, fizeram um belíssimo jogo contra o maior rival, ambos fizeram dois belos gols que contribuíram para a maior goleada da história do clássico.

COMO FICA?
O Liverpool viaja na sexta-feira, dia 10 para Bournemouth, para enfrentar o próprio Bournemouth, para na semana que vem, enfrentar o Real Madrid novamente, desta vez no Santiago Bernabéu, casa do time merengue. O Manchester United volta para a casa e, no Old Trafford, enfrenta o Real Bétis pela Liga Europa na quinta-feira e depois disso realiza uma parada para a data FIFA.