Uso do nome social para alunxs travestis e transexuais foi aprovado pela...

Uso do nome social para alunxs travestis e transexuais foi aprovado pela Una

Foi aprovada hoje, dia 24, a resolução que assegura o uso do nome social para alunos e alunas travestis e transsexuais pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Una.

Desde fevereiro do ano passado já se podia ter o nome social nas carteirinhas de identificação usadas para entrar na faculdade.  Mas com a aprovação de hoje foi regulamentado o uso do nome social dos estudantes também nas listas de chamadas e boletos bancários.

Tramita no Congresso Nacional desde 2013 o projeto de lei JOÃO W NERY, elaborado pelos deputados Jean Wyllis e Erika Kokay que propõe sobre o direito à identidade de gênero.

A lei discorre sobre o direito que toda pessoa tem de ser reconhecida pela sua identidade de gênero – o gênero com o qual ela se identifica que não é necessariamente o gênero que nasceu. A lei também garante que todos sejam tratados de acordo com a sua identidade de gênero. Isso significa que todos os instrumentos para identificação como nome, pronome, imagem e registros oficiais devem refletir a escolha de gênero de cada individuo.

“Vale lembrar que essa utilização de nome social me ajuda até hoje, porque não é só na lista de chamada e no sol que muda, muda também nos boletos e nas malas diretas que a faculdade envia pra gente, e isso produz dados que mostra que você usa o nome social no seu cotidiano, 80% da minha petição foi com esse material que recebi da UNA.” escreveu o aluno Carl Benzaquen.

A resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Una é uma conquista para todos.

Texto por Camila Lopes Cordeiro

SIMILAR ARTICLES

0 207

0 302

1 COMMENT

Leave a Reply