Varanda Urbana provisória marca Dia Mundial sem Carro

Varanda Urbana provisória marca Dia Mundial sem Carro

Foto: Marina Rezende

Como parte da ação do Dia Mundial sem Carro  e da Semana Nacional do Trânsito 2015, Belo Horizonte ganhou, na última terça-feira, uma varanda urbana provisória. Instalada na avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes, o parklet é o sétimo da cidade.

O movimento do Dia Mundial sem Carro começou na França em 1997 e veio pro Brasil em 2001, tem como objetivo incentivar o não uso de automóveis, trocando por outros meios de locomoção, como a bicicleta. Também estão entre os propósitos do movimento conscientizar a população acerca da quantidade de poluentes produzidos pelos carros, a necessidade de novas políticas públicas em relação a urbanização e melhorias da qualidade de vida.

A varanda instalada em uma das maiores avenidas da capital mineira serviu de refúgio em meio ao caos urbano. Muitos pedestres pararam para ler as placas que falavam sobre o movimento, como a  professora Maria Eleni. Ela, que tem 51 anos comentou sobre a ação. “As pessoas não entenderam a proposta porque são muito egoístas. A gente não pensa no outro, por isso estão todos em seus carrões.” “Se são 100 pessoas, são 100 carros.”, compara.

Até o final do ano a previsão é que tenham cerca de 20 varandas urbanas instaladas em Belo Horizonte. As estruturas entrarão como forma de incentivo para ganhos de coeficientes construtivos no novo plano diretor do município.

Ao fim da entrevista, Maria Eleni faz um pedido. “A primavera está começando e nós precisamos florescer. Vamos começar hoje?”, desafia.

Por Marina Rezende, Gael Benitez e Gabriel Peixoto

NO COMMENTS

Leave a Reply