Por Davi Gomes

Monaco recebeu a oitava etapa do circuito mundial da Fórmula 1 depois de três semanas sem corridas. Devido a fortes chuvas que atingiram a região da Emilia Romagna na Itália, o grande prêmio de Ímola, que aconteceria entre os dias 19 e 21 de maio foi cancelado e ainda não foi definido se a corrida acontecerá em outro momento da temporada ou se vão cancelá-la em definitivo.

Após vencer em Miami, o atual campeão Max Verstappen subiu novamente no lugar mais alto do pódio ao vencer uma das corridas mais tradicionais da história do automobilismo e contou com um péssimo final de semana de seu companheiro e adversário direto na disputa pelo título Sérgio Perez para abrir ainda mais vantagem na liderança do campeonato.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A corrida realizada no Principado de Mônaco geralmente não traz muitas emoções pelo fato de ser realizada nas ruas da região e ter poucos pontos de ultrapassagem, com isso as sessões para a classificação para a largada da corrida se tornam ainda mais importantes, já que quanto melhor for a posição do piloto, melhor poderá ser seu resultado final. A qualificação realizada no sábado de cara trouxe surpresas já que o mexicano Perez bateu ainda nos primeiros minutos da sessão e ficou de fora, tendo assim que largar em último lugar. Do momento da batida do piloto da Red Bull até os segundo finais do restante da classificação não houveram grandes destaques, mas com o cronômetro perto de zerar, a disputa pela pole position foi intensa, isso porque faltando menos de 2 minutos para o fim da última sessão, quarto pilotos brigaram pela primeira posição. Primeiro, o francês Esteban Ocon da equipe Alpine tinha o tempo mais rápido porém logo foi superado pelo piloto da casa Charles Leclerc da Ferrari, alguns segundo depois o espanhol Fernando Alonso foi que fez a volta mais rápida e em uma cena pouco comum dos engenheiros da Aston Martin, equipe de Alonso, já comemoravam o primeiro lugar, mas com o cronômetro já zerado, Verstappen fez uma volta mais rápida e ficou com a pole por menos de 1 centésimo de segundo. Pelas regras os pilotos precisam abrir suas voltas com o tempo contando e não há problema passarem da linha de chegada com ele zerado, por isso o atual campeão ficou com o primeiro lugar.

No dia seguinte, como já esperado, a corrida não teve grandes emoções, pelo menos na grande parte do tempo. As disputas mais acirradas pelas posições eram dos pilotos que vinham nas últimas colocações. Logan Sargeant e Alex Albon, ambos da Williams e Lance Stroll da Aston Martin tiveram muito dificuldade com o traçado da pista e tocaram nos muros e até dos concorrentes algumas vezes, Perez que largou em último tentava uma recuperação improvável mas também sofreu c

Foto: Fórmula One Management
Foto: Fórmula One Management

om batidas e não conseguiu se recuperar. As trocas de posição aconteceram em sua grande maioria quando os pilotos eram chamados para fazer as trocas de pneus. As coisas começaram a ficar um pouco mais emocionantes quando na volta 55 das 78 disputadas, a chuva resolveu tentar dar um pouco de emoção e os pilotos tiveram que mudar suas estratégias. As ultrapassagens começaram a aparecer de forma um pouco mais constantes, mas não pelas disputas entre os pilotos, mas pelos erros que alguns cometeram pelas condições da pista molhada. Os ferraristas Carlos Sainz e Leclerc sofreram muito quando ainda estavam com pneus próprios de pista seca, George Russell da Mercedes também teve dificuldades em guiar o carro na pista molhada.

No fim, Verstappen venceu sua quinta corrida de sete possíveis no ano, seguido de Fernando Alonso que mantém o bom desempenho no ano subindo mais uma vez no pódio e de Ocon que foi a grande surpresa levando sua equipe às primeiras posições pela primeira vez na temporada. Com os erros, as Ferraris de Leclerc e Sainz terminaram em sexto e oitavo respectivamente, e o destaque negativo ficou com Perez que terminou apenas em décimo sétimo.

No próximo fim de semana os pilotos voltam à pista para mais uma corrida, desta vez disputada na Espanha entre os dias 2 e 4 de junho.

Foto: Fórmula One Management
Foto: Fórmula One Management

NO COMMENTS

Leave a Reply