Vitrine: Nelson Rodrigues é plano de fundo para matérias da Revista Contornos

Vitrine: Nelson Rodrigues é plano de fundo para matérias da Revista Contornos

A primeira noite de apresentações do Vitrine contou com parte das bancas do 3° e 4° período de jornalismo. Foi proposta a produção de uma grande reportagem para a revista Contornos, com temáticas tratadas pelo jornalista e escritor Nelson Rodrigues, que em 23 de agosto completaria 100 anos.

O grupo que abriu as apresentações foi Violência contra Mulher em BH. “A ideia era pegar uma temática da obra de Nelson Rodrigues e nós decidimos falar sobre a violência contra a mulher por que nos textos dele sempre havia casos desse assunto”, afirma a integrante do grupo, Isaura Silva.

Seguindo com as apresentações, foi a vez do grupo Perfis da Mulher Contemporânea. “Escolhermos esse tema porque a mulher hoje tem uma tripla jornada, e nós queríamos relatar isso, como a mulher é vista hoje pela sociedade e traçar esse perfil de como a mulher lida com essa tarefa de ser mãe, dona de casa e trabalhar ao mesmo tempo”, explica a estudante Grazielle Souza.

“Querendo ou não, tudo o que acontece debaixo do viaduto é uma coisa diferente, que nem todo mundo conhece, mas é uma coisa que acontece todo dia. São coisas que não tem visibilidade pra muita gente, mas existe e pouca gente sabe”, declara a integrante do grupo Há vida embaixo do viaduto Santa Tereza, que fez a 3° apresentação da noite, Silvia de Assis.

O grupo que fechou o primeiro dia de apresentações desta turma de jornalismo foi O Movimento LGBT frente ao conservadorismo e o discurso de ódio. “Escolhemos esse tema baseado no conto Delicado, do Nelson Rodrigues, que demonstra um preconceito contra o público LGBT e a gente quis contar a história do movimento para dizer às pessoas que eles querem os direitos que são de todos, que é casar, ter filhos, enfim, levar uma vida normal sem que ninguém os desrespeitem”, alega o estudante João Vitor Fernandes.

Por Ana Carolina Vitorino

Foto: Ana Carolina Vitorino

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply