Capela de Santana abre as portas para o público

Capela de Santana abre as portas para o público

A Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, volta a celebrar missas abertas ao público nesse sábado, 07, após décadas de celebração reservadas. As reuniões aconteceram somente aos sábados, às 11h, com exceção do dia 14 de fevereiro, devido ao carnaval.

Localizada no pátio posterior da Casa Fiat de Cultura, a Capela de Santana foi construída no final dos anos 1950, por iniciativa da então primeira-dama do Estado, Francisca Tamm Bias Fortes. A capela foi projetada pelo arquiteto Gilson de Paula e sua execução esteve a cargo dos engenheiros Afonso Ferreira de Castro e Arduino Comini Filho. Em 26 de julho de 1957, dia de Santana, foi lançada a pedra fundamental da nova capela, com a presença do presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, e outras autoridades.

As missas serão celebradas por Monsenhor Lázaro de Assis Pinto, que iniciou sua carreira em 1956, lecionando no curso livre com formação superior para a vida eclesiástica ofertado pelo Seminário do Coração Eucarístico de Jesus (SCEJ), antes de se graduar em filosofia pela PUC, em 1979. Além disso, foi professor e coordenador do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, vinculado à PUC e membro suplente do Conselho Fiscal da Fundação Dom Cabral por diversas vezes, entre 1979 e 1985. Monsenhor Lázaro de Assis Pinto, já recebeu prêmios e títulos, entre eles a medalha de ouro Santos Dummont e a medalha da Inconfidência, ambas outorgadas pelo governo do estado de Minas Gerais, além da medalha do pacificador, concedida pela Presidência da República em 1982.

– Serviço

O que: Missa aberta ao público na Capela de Santana

Quando: Todos os sábados, a partir de 07 de fevereiro. Exceto dia 14, devido ao carnaval.

Onde: Pátio posterior da Casa Fiat de Cultura.

Texto: Umberto Nunes.

Foto: Anne Morais.

NO COMMENTS

Leave a Reply