Número de insatisfeitos com transporte público de BH diminui
Pesquisa realizada pela BHTrans revela queda nas reclamações em relação ao ano de 2013
Após dois reajustes em menos de 12 meses nas tarifas de ônibus, a primeira em 2015 que elevou o preço de R$3,10 para R$3,40 das lotações mais usadas pela população Belo Horizontina, e de R$3,40 para R$3,70 na primeira semana de 2016, a BHTrans divulgou uma pesquisa, na terça-feira (12), que mostra que 47% dos usuários do transporte público da capital acham a qualidade do sistema é ruim ou péssimo, e apenas 13% dos entrevistados acham ótimo ou bom.
A pesquisa que é realizada pelo Sistema de Indicadores da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, o SisMob-BH, a pedido da BHTrans a cada dois anos com usuários de idade mínima de 16 anos, mostra que a taxa de 2015 alcançou o número 2,40 da escala de 1 a 5, enquanto a de 2013 havia sido 2,15, o que a empresa considera como boa, já que o número de insatisfeitos caiu.
“Há anos a prefeitura, juntamente com as empresas de transporte, vêm aumentando os preços da passagem enquanto a qualidade do serviço ficou na mesma ou até pior, em alguns casos. Obvio que ajuste vão e devem acontecer desde que sejam condizentes com a renda média da população e que garantam uma melhora do transporte público”, desabafa a estudante Michelle Martins, 19.
Já para Guilherme Rabello, 22, o transporte não é ruim, mas o preço que exigem é caro em relação à qualidade. “Se tivesse mais segurança e mais linhas de transporte, esse preço seria justo”, finaliza Rabello.
Por Julia Guimarães