Ciclistas se organizam para a melhora do trânsito na cidade

Ciclistas se organizam para a melhora do trânsito na cidade

Já se imaginou indo de casa para o trabalho ou escola de bicicleta? A prática que é bem comum em cidades do interior vem ganhando força em Belo Horizonte. Motivados por esta ideia, um grupo de ciclistas vem se organizando para melhora das condições de trânsito dos ciclistas da capital. “Existe um movimento que se chama Mountain Bike BH. Estamos produzindo documentos e vai sair um documentário. O pessoal esta há todo vapor” explica o  Analista de sistemas e ciclista Vander de Castro.

Para orientar as pessoas e dar dicas de como pedalar, alguns ciclistas estão desenvolvendo o programa Bike Angel BH, que funciona como um suporte a ciclistas iniciantes. Segundo Castro, “O número de pessoas querendo pedalar é grande, mais o que as travam é o medo do trânsito”, analisa.

Ciclovias

A prefeitura de Belo Horizonte através do programa Pedala BH, tenta melhorar as condições das ciclovias da capital. “As ciclovias precisam melhorar, durante o passeio pela ciclovia da Savassi, junto com o representante da prefeitura, foram detectados erros na forma da construção. Tinha uma pessoa para parar o trânsito enquanto os ciclistas passavam, mesmo sendo na ciclovia”, explica Castro.

Segundo o mapa de ciclovias da BHTrans, estão projetados cerca de 114 KM , porém, apenas 11 km estão concluídas. “Existem alguns erros nas ciclovias. Nas esquinas, ela passa por cima do passeio, fazendo o ciclista competir com o pedestre ocasionando choque entre os dois”, conclui Vander Castro.

Saiba Mais

Fotos da 1ª oficina Aprendendo a pedalar do Bike Angel BH

Por João Vitor Fernandes e Paloma Morais

Foto: Alexandre Alves Santos

NO COMMENTS

Leave a Reply