Cuidado com alimentação deve ser redobrado nos dias mais quentes

Cuidado com alimentação deve ser redobrado nos dias mais quentes

0 605
Edição: Marina Rezende

A primavera começou na última quarta (23), trazendo consigo altas temperaturas que já eram esperadas devido à influência do efeito El Niño (fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico), indicando que teremos a primavera mais quente dos últimos anos. Mesmo que a meteorologia indique chuva para esta semana, a temperatura continuará na casa dos 30ºC. Devido à temperatura elevada, é preciso cuidar muito bem da alimentação para evitar mal estar, infecções e desidratação.

Edição: Marina Rezende
Edição: Marina Rezende

Devido ao imenso calor, é importante consumir água frequentemente ou fazer uso de soro caseiro, em caso de infecções ou diarreia, já que outras bebidas como suco, chás e refrigerantes não ajudam com a hidratação por conterem açúcar. Segundo o nutricionista Aurélio Tofani, é preciso consumir alimentos frescos com o mínimo de manipulação, evitando frituras, arroz temperado, feijoada, tropeiro, salpicão, alimentos que contenham leite ou ovos, como purê de batata e maionese, já que estes alimentos possuem compostos que as bactérias se alimentam, causando infecções e intoxicações alimentares. “Neste período, também é importante consumir frutas e verduras frescas e bem higienizadas”, afirma Tofani.

Além da alimentação que deve ser realizada com cautela durante os dias mais quentes, a conservação dos alimentos merece atenção redobrada. “Neste calor, as pessoas não devem deixar os alimentos em temperatura ambiente por mais de 2 horas, pois a temperatura ambiente é excelente para o crescimento de bactérias”, alerta Tofani. Também é importante não reaproveitar os alimentos para a próxima refeição ou para o dia seguinte, além de evitar conversar ao elaborar e ao servir as refeições; manter a higiene e lavar as mãos antes de manipular, servir ou se alimentar. Enquanto acondicionar os alimentos em refrigeração, sempre os mantenha tampados e separados entre alimentos crus e cozidos, evitando assim contaminação cruzada.

Além de todos os cuidados necessários com hidratação, escolha da alimentação e conservação, é preciso ficar sempre de olho na hora do supermercado ou sacolão. É preciso observar as características do produto, se a embalagem encontra-se danificada ou não, já que estes fatores contribuem também para a boa qualidade ou não, além dos prazos de validade de cada alimento.

Por Julia Guimarães

#FicaADica #Saude #Alimentação

NO COMMENTS

Leave a Reply