Intervenção urbana

Intervenção urbana

Ao calor de 30º graus, num dia de quinta-feira, encontrou-se no entorno da Praça da Liberdade, um grupo de jovens esperando que o sinal da Avenida Brasil (esquina com Cristovão Colombo) ficasse vermelho. Alguns deles corriam para o meio da avenida realizando uma curiosa performance enquanto outra parte do grupo tirava fotos, filmava a ação e carregava um cartaz no qual lia-se: “Humanize BH”. Essas pessoas são integrantes de um grupo fundador do projeto “Humaniza BH”, que visa sensibilizar a comunidade local por meio de intervenções artísticas urbanas, difundindo uma cidade mais humanizada, que trabalha em favor do verde, das praças livres e da qualidade no dia-a-dia.

Frente aos carros parados no sinal, podia-se ler a palavra “verde”, montada estrategicamente na via com fôrmas de isopor, preenchidas com folhas secas de plantas, é claro em verde e amarelo. Os motoristas que testemunhavam a ação não passavam por cima da manifestação artística em forma de palavra, preferiam se desviar, apenas após alguns minutos é que um veículo “atropelava” as letras e as folhas saiam ao vento, colorindo o ar.
O grupo esperava que o sinal fechasse novamente para os veículos e então com duas vassouras, uma pá e um saco de lixo, recolhiam as folhas que ficavam espalhadas na rua.

dsc_0641

“O grupo é parte de um projeto que propõe a esverdiação, reflexão livre e humanização de políticas públicas na cidade de Belo Horizonte”, diz um dos integrantes do grupo que prefere não ser identificado. “Não queremos ser identificados individualmente, somos um grupo e todos são responsáveis pelo projeto, somos o projeto” diz.

dsc_0642

Para saber mais sobre a iniciativa acesse o blog  Humanize Bh

Por: Danielle Pinheiro
Fotos: Débora Gomes

NO COMMENTS

Leave a Reply