Noturno nos Museus oferece atrações em horários alternativos

Noturno nos Museus oferece atrações em horários alternativos

0 720
Foto: Marina Rezende

 

Hoje, sexta-feira, 17, Belo Horizonte recebe pelo terceiro ano consecutivo o evento Noturno nos Museus.  Apresentado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, mais de 30 espaços culturais estendem seu horário de funcionamento oferecendo exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, visitas orientadas, entre outros.

A abertura do evento – Museu Abílio Barreto, 19 horas – contará com a palestra “O museu, reflexo da sociedade contemporânea”, ministrada por Pascal Torres, escritor, ensaísta e curador-chefe do Museu do Louvre, de Paris.

Com o horário de visitação ampliado, o público que, normalmente, não teria tempo para visitar os museus, pode usufruir destes espaços de maneira inusitada, “os museus são espaços vivos e às vezes distantes da população e a ideia do Noturno é quebrar esse paradigma. É provocar a apropriação das pessoas nestes espaços, fortalecendo as políticas de formação de público e por ultimo, criando laços entre o cidadão e o museu. Esperamos um grande público, enchendo os museus da cidade nesta sexta-feira”, explica o Presidente da Fundação Municipal de Cultura Leônidas Oliveira.

Foto: Marina Rezende
Foto: Marina Rezende

O evento tem o apoio da Minasmáquinas: cerca de sete ônibus identificados farão o transporte gratuito entre os espaços culturais nas regiões Centro-Sul e Pampulha, no período de 19h às 23h.
Na região Centro-Sul, o veículo sairá da Praça da Estação, onde se situa o Espaço 104 e o Museu de Artes e Ofícios, e passará por pontos próximos ao Cine Theatro Brasil, Centro de Referência da Moda, Museu Inimá de Paula, Museu da Imagem e do Som, Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro, Praça da Liberdade, Museu dos Brinquedos e Museu dos Militares Mineiros.
Na região da Pampulha, o ônibus vai circular entre o Museu de Ciências Morfológicas da UFMG, Museu do Futebol, Centro de Referência da Cultura Popular, MAP, Casa do Baile, Casa Kubitschek, Fundação Zoo-botânica e Museu da Inquisição.

Os visitantes também terão transporte gratuito entre Pampulha e a Região Centro-Sul, onde haverá veículos designados a fazer paradas apenas na Praça da Liberdade e no Museu de Arte da Pampulha. Os pontos de parada dos micro-ônibus podem ser consultados no site www.noturnonosmuseus.com.br.

A programação diversificada atende a todos os públicos e abrange um número maior de espaços culturais. “Dessa forma, se promovem as instituições participantes, valorizando a sua função social, os seus acervos, assim como a fruição artístico-cultural.”, destaca Oliveira.

Abaixo, algumas das atrações do evento:

Infográfico: Marina Rezende
Infográfico: Marina Rezende

A programação completa do Noturno nos Museus 2015 pode ser acessada no site: https://noturnonosmuseus.com.br/apresentacao/

Por Bruna Dias e Marina Rezende

NO COMMENTS

Leave a Reply