Plano de comunicação na mira do Exército Brasileiro

Plano de comunicação na mira do Exército Brasileiro

0 1050

Você conhece o trabalho do Exército brasileiro? Para melhorar a comunicação do Exército com a população civil, a corporação tem promovido diversas ações, como por exemplo, a palestra realizada nessa quarta-feira, 25, no auditório do Comando da 4ª Região Militar, Região das Minas do Ouro.

A palestra foi conduzida pelo jornalista Luiz Henrique Yagelovic, diretor regional do Sistema Globo de Rádio, com direito a abertura feita pelo General-de-Divisão Ilidio Gaspar Filho, Comandante da 4ª Região Militar.

exercito-024

A ação abordou a dificuldade da transmissão do trabalho realizado pelo Exército Brasileiro (EB) ao público. Isso acontece, muitas vezes, pela falta de foco da área de comunicação. Antes de planejar uma notícia, são necessários ter em mente: Qual público o alvo? Através de qual canal o público vai receber a mensagem?

As respostas a essas perguntas facilitam a comunicação, em especial, a dos integrantes do EB que tendem a trabalhar com um público interno. Ocorrendo à falha na comunicação, as principais notícias ficam “presas entre os muros” da Instituição, impedindo a divulgação do trabalho. “É preciso que o Exército divulgue seu trabalho para que a população tome conhecimento do que está sendo feito”, afirma o jornalista.

Atualmente as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais, com a variedade de divulgação, tanto pela praticidade quanto pela rapidez, que podem auxiliar no trabalho do EB. No entanto é preciso tomar alguns cuidados. Luiz Henrique Yagelovic ressalta: “trabalhar com redes sociais requer atenção especial, a notícia tem que ser divulgada de forma correta, para evitar qualquer mal entendido que possa haver”.

exercito-023

Para o jornalista do Sistema Globo, conseguir transmitir a mensagem, na linguagem coloquial, trabalhando o texto de forma a atingir a todos os públicos é uma tarefa que para muitos parece um “bicho de sete cabeças”, mas essas são regras básicas, pensando que, se esta notícia for de interesse público, ela será divulgada, caso contrário, será um trabalho perdido. Portanto, é importante sabermos o que informar e como informar, atentar para a clareza do lide e buscar sempre fontes confiáveis.

Texto: Thaline Araújo / Ane Ribeiro
Foto: Thaline Araújo

NO COMMENTS

Leave a Reply