Queda de doação de sangue preocupam médicos e responsáveis pelos bancos

Queda de doação de sangue preocupam médicos e responsáveis pelos bancos

0 848

Chegado os feriados de final de ano, a preocupação de médicos e responsáveis pelos bancos de sangue no Brasil aumenta com a queda de cerca de 30% a 50% no número de doares regulares, segundo hemocentros. Muitas pessoas viajam e os estoques não são repostos em sua maioria até o carnaval, e devido ao número de acidentes que geralmente ocorrem nessa época, além dos casos comuns dentro dos hospitais que necessitam das transfusões, é necessário que o banco esteja sempre com  estoque estável.

Um estudo realizado pela ONU durante os anos de 2012 e 2013, mostrou o Brasil como maior doador da América Latina, mas deixando a desejar, já que a doação é proporcionalmente menor do que outros países do bloco, como a Argentina e Uruguai. Segundo a ONU, de cada dez doadores, seis são voluntários, e os outros quatro são doadores de reposição (só realizam a doação no caso de familiares e amigos). No ano de 2014, foram coletados cerca de 3,7 milhões de bolsa de sangue, 200 mil a mais que no ano de 2013 de acordo com o Ministério da Saúde. Mesmo com esse número crescente, apenas 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doam sangue. A taxa “ideal” da ONU é de 3% a 5%, como no caso do Japão.

Os perfis de doares se mantiveram os mesmos durante os últimos dois anos, 61% homens doadores, e 39% mulheres. A faixa etária a partir 29 anos, corresponde 59% do total, e jovens de 18 a 29 anos correspondem a 41%, segundo o Ministério da Saúde.

Requisitos básicos para doar sangue:

Boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos, e para menores de 18 anos com autorização dos responsáveis;

Pesar no mínimo 50kg;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Estar alimentado e ter evitado comida gordurosa nas últimas 4 horas que antecedem a doação;

Evitar bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

Riscos de doenças sexualmente transmissíveis devem aguardar até 12 meses para realizar doação;

Impedidos de doação: Ter tido hepatite após os 11 anos de idade; doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Hepatites B e C, AIDS e doenças de chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.

Respeite os intervalos:

Homens, máximo de quatro doações em um ano, com intervalos de 60 dias;

Mulheres, máximo de três doações em um ano, com intervalos de 90 dias.

A doação pode ser realizada no HemoMinas Belo Horizonte

End: Alameda Ezequiel Dias, 321 – Bairro: Santa Efigênia – Cep: 30130110

Segunda a sexta-feira: 7h às 18h

Telefone: (31) 3768-4500

Fax: (31) 3226-3002

Por Julia Guimarães

NO COMMENTS

Leave a Reply