A cidade solar do Brasil

A cidade solar do Brasil

0 1009

Semana mundial do meio ambiente e por que não falar da cidade solar do Brasil?

A capital mineira é conhecida como a “cidade solar” por ter a iniciativa de instalar painéis solares no teto do Mineirão, fazendo com que o estádio seja o primeiro no país a ser sustentado pela Usina Solar Fotovoltaica (USF). Tornando também, obrigatório nas construções sistema de aquecimento de água por energia solar.

Mineirao1
Estádio de Futebol – Mineirão Foto: Divulgação

Além dos investimentos que a cidade faz para melhorar a sustentabilidade, Belo Horizonte é reconhecida por vários órgãos por preservar o meio ambiente. Em 2011 a Organização Mundial de Saúde – OMS – divulgou um ranking da qualidade do ar nas grandes cidades do Brasil e Belo Horizonte foi considerado a cidade com a melhor qualidade, sendo encontrado 20 microgramas de poluição, para cada metro cubico do ar. Base estabelecida pela OMS.

ranking
Ranking da qualidade do ar – OMS Foto: O tempo

De acordo com o censo de 2010,  do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – Belo Horizonte é a terceira cidade mais arborizada do país, com 83%. Estudo publicado em 2012, pelo Instituto Trata Brasil sobre saneamento básico,  a capital mineira ficou em segundo lugar como a cidade com o melhor saneamento.

Não é a toa que a cidade ganhou duas edições do Desafio das Cidades das Hora do Planeta e está entre as finalistas da edição desse ano, 2016.

Já ouviu falar em Desafio das Cidades da Hora Planeta?

Produzido pela World Wide Found – WWF – que é uma organização internacional não governamental, que tem como objetivo a preservação da natureza. O evento anual é chamado de “Desafio das Cidades da Hora do Planeta” e seleciona cidades do mundo todo que tenham um projeto de sustentabilidade, as finalistas serão escolhidas pelo público em uma votação que se iniciou no dia 26 de abril e que se encerra em 22 de junho. Esse ano são no total 47 cidades e Belo Horizonte/MG está competindo com Recife/FO e Rio de Janeiro/RJ. Vote no site.

WWF_WLC_City_Icon_CE_Belo_Horizonte_Brazil
We love cities – WWF

Texto: Amanda Eduarda

NO COMMENTS

Leave a Reply