Alberto Villas debate sobre a diversidade da Língua Portuguesa

Alberto Villas debate sobre a diversidade da Língua Portuguesa

O escritor e jornalista Alberto Villas lança, hoje, em Belo Horizonte, o livro Pequeno dicionário brasileiro da língua morta, no projeto Sempre um papo, às 19h30, no Memorial Minas Gerais. No encontro, Villas explicará o caráter mutável da Língua Portuguesa a partir do estudo de palavras e expressões em desuso, hoje. Esse estudo deu origem ao livro.

Curiosidades

No livro Pequeno dicionário brasileiro da língua morta, o leitor encontra a explicação para origem de determinados termos como “xumbrega” que significa “coisa ruim”. A palavra foi criada em 1600, a partir do nome do aventureiro alemão Friedrich Hermann Schönberg que comandava as tropas de Portugal. O sobrenome Schönberg adaptou-se para “xumbrega” após a derrota dos portugueses para as tropas espanholas.

O Autor

Alberto Villas nasceu em Belo Horizonte no ano de 1950 e ingressou na carreira de jornalista na década de 1970, quando ganhou seu primeiro prémio O Concurso de Contos do Estado do Paraná. Formado em Paris voltou ao Brasil na década de 1980 e trabalhou em importantes veículos de comunicação do país. A carreira de escritor começou em 2006 com o livro O Mundo Acabou que ficou várias semanas entre os mais vendidos do país. Villas lançou ainda, Afinal, o que viemos fazer em Paris?, Admirável mundo velho! e Onde foi parar nosso tempo?, todos pela editora Globo Livros.

NO COMMENTS

Leave a Reply