Mulheres extraodinárias por Xico Sá

Mulheres extraodinárias por Xico Sá

0 995

Um dos cronistas mais famosos do Brasil estará em Belo Horizonte na noite desta terça-feira, 21. Xico Sá, escritor e jornalista, é convidado do Sempre um Papo e irá lançar sua nova obra, “O Livro das Mulheres Extraordinárias” no auditório do Hospital Mater Dei às 19h.

O livro de crônicas reúne mais de cem mulheres brasileiras, tais como, Luiza Brunet, Camila Pitanga, Gisele Bundchen, Sabrina Sato, Isis Valverde, Marisa Monte, Thais Araújo, Fernanda Lima, Juliana Paes, Débora Falabella, Claudia Abreu, Lídia Brondi, Leandra Leal, Cleo Pires, entre outras.

Leia a entrevista que o autor concedeu ao Jornal Contramão.

Sobre o seu novo trabalho, o “Livro das Mulheres Extraordinárias”, como foi à construção dos textos e qual foi à inspiração para escrever sobre essas mulheres?

A devoção as mulheres sempre foi o forte da minha escrita e da minha prática como homem, boêmio, cronista. Não vivo sem esse lirismo. Nesse sentido fazer o livro com tantas musas ao meu lado foi uma moleza. Um Grande prazer.

Como foi a escolha das Mulheres?

A escolha foi difícil pela fartura. Iria escrever sobre 50, quando vi havia passado de 100… O Brasil é muito rico nesse sentido. Mas o critério de escolha pode ser resumido em dois pontos: tesão e admiração.

Você recebeu algum feedback destas mulheres, no estilo: “Eu sou assim? Ou é assim que as pessoas me vêem?”

O feedback tem sido dos maiores. Não avisei a nenhuma delas que estariam no livro, elas estão descobrindo aos poucos – me dizem que abrem o livro no suspense. Os agradecimentos são bonitos e calorosos. Falar nisso, estou devendo um almoço à Lea T., ela quer falar sobre a crônica dedicada a ela.

Qual é a “Mulher Extraordinária na vida” de Xico Sá?

A minha mulher extraordinária da vida amorosa é uma mineira chamada Maria. Mais eu não posso dizer. risos. Sem esquecer o complexo de édipo, né , senão minha mãe fica brava.

Escrever sobre mulheres é complicado como entendê-las?

Não procuro entendê-las, isso é uma missão que nem Freud conseguiu, só Deus. Em vez de perder tempo na tentativa de decifra-las, prefiro usufruir da riqueza que é conviver com elas, se possível amando muito como se não houvesse amanhã .

Quais são suas expectativas para o lançamento aqui em Belo Horizonte?

Os lançamentos em BH sempre são muito bons e festivos. Tomara que a Fernanda Takai, uma das musas do Livro, apareça. risos. Ganharei minha noite.

Além do Sempre um Papo, Xico Sá também estará no Mutável Saralho Band, na casa dos jornalistas às 21h.

Texto: Luna Pontone

Foto: Daniel Marenco/ Folhapress

NO COMMENTS

Leave a Reply