Café parlamentar marca luta pelo diploma

Café parlamentar marca luta pelo diploma

Na manhã do último dia 7, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Eneida da Costa, se reuniu com o presidente do sindicato dos professores, Gilson Reis, vereadores dentre eles Arnaldo Godoy, deputados como Jô Moraes, Fábio Ramalho e Fred Costa, representantes de universidades de comunicação, ex-presidentes do sindicato e convidados para um café parlamentar, que discutiu o PECs dos jornalistas em relação a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão. O encontro foi na sede do Sindicato e a mesa foi mediada pelo diretor de Relações Institucionais, Luiz Carlos Bernardes.

Os participantes apresentaram propostas de apoio a categoria. A ideia é mobilizar estudantes, professores e autoridades políticas. “Pode abrir uma discussão muito complicada sobre o fim do diploma na divocácia, sobre o fim do diploma na história, na ciência política, na sociologia e no final das contas, nós corrermos o risco da exigência do diploma só para médico, dentista, engenheiro e para poucas categorias”, declara Peninha.

Confira a entrevista completa com diretor de Relações Institucionais do Sindicato dos Jornalistas, Luiz Carlos:

Jornalista Luis Carlos Bernardes by jornalcontramao

A deputada federal Jô Moraes, ressalta a importância da participação das faculdades nestes eventos: “Acho que a gente devia fazer uma campanha dirigida especialmente para as faculdades de comunicação para que eles possam compreender o papel desse processo na construção da sua valorização”, destaca.

Confira a entrevista completa com a deputada Jô Moraes:

Deputada Jô Moraes by jornalcontramao

Jô Maraes durante a entrevista ao Contramão
Jô Moraes durante entrevista ao Contramão

Já o vereador Arnaldo Godoy pediu mais força às escolas de comunicação. “As escolas tem que empenhar mais nesta empreitada. Tem que investir nisso”, destaca, pois, “representa os estudantes, a força que vão ter os estudantes para fazer um jornalismo cada vez melhor, mais independente e mais democrático”, conclui. O vereador destaca ainda o apoio de três senadores: Aécio Neves(PSDB), Clésio Andrade(PR) e Zezé Perrella(PDT). “Temos que publicizar a palavra dos três senadores que estão a favor do diploma”.

O presidente do sindicato dos professores, Gilson Reis, propôs uma luta pela regularização. “Fazer uma reunião conjunta com o Sindicato dos jornalistas, o movimento estudantil. Uma reunião entre os vários setores, sindicato, estudantes, professores para ver se cria uma campanha direcionada a questão do diploma”.

Durante o debate o deputado estadual Fred Costa deixou claro o seu apoio pela causa, fez propostas e disse fazer o possível para ajudar a categoria. “Eu me coloco a disposição de sair hoje recolhendo assinatura e fundar a frente parlamentar dentro da assembléia legislativa”, propôs.

No próximo dia 16, será votado, novamente, no Senado o PEC 033, a obrigatoriedade do diploma do jornalista para exercer a profissão.

Por: Bárbara de Andrade

Fotos: Jéssica Moreira

edição de áudio: Anelisa Ribeiro

1 COMMENT

Leave a Reply