“Dores Da Colômbia” reúne 67 obras de Botero em Belo Horizonte

“Dores Da Colômbia” reúne 67 obras de Botero em Belo Horizonte

A exposição Dores da Colômbia reúne 67 obras que o artista plástico colombiano, Fernando Botero, no Museu de Artes e Ofícios (MAO), na Praça da Estação. As obras foram doadas pelo artista ao Museu Nacional Da Colômbia, em 2005, são, ao todo seis aquarelas, 36 desenhos e 25 pinturas, que retratam às angustias e sofrimentos do povo colombiano.

Dores da Colômbia já percorreu várias cidades europeias e da América Latina. No Brasil, as obras foram expostas, em 2011, em Brasília, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Agora, em 2012, além de Belo Horizonte, as obras serão vistas em Salvador e Recife.

A exposição fica em Belo Horizonte até o dia 02 de maio e entrada é franca.

Foto: Divulgação MAO

Saiba mais Sobre Fernando Botero

Fernando Botero nasceu em Medellín, na Colômbia, em 1932. Dono de um estilo diferenciado, os personagens de suas obras sempre são arredondados e estáticos. “Nas obras do Botero a “gordura” é associada ao bom viver, à saúde, à alegria. E as pessoas gordas, aos prazeres. Mas também existe uma correspondência mais profunda associada ao espírito de um povo alimentado por mitos e lendas, que adora símbolos e alegorias, que possui qualidades criativas do exagero e do excesso”, comenta a artista plástica Carol Merllo, admiradora do artista.

Atualmente, Botero mora na França e comemorou seu aniversário de 80 anos no Museu Botero, em Bogotá (Colômbia).

Por João Vitor Fernandes

Foto: Evellen Barrows e Divulgação MAO

NO COMMENTS

Leave a Reply