Ó abre alas que o carnaval vai chegar

Ó abre alas que o carnaval vai chegar

Um dos maiores feriados, considerado o marco de inicio de ano está chegando. Faltam apenas duas semanas para o carnaval. Cada dia que passa a expectativa para a folia aumenta e os planos para o feriado já estão sendo feitos. Nesse ano de 2015 a folia ocorrerá de 14 a 18 de fevereiro, sendo que os pré-carnavais já estão aquecendo os foliões.

Dentre aqueles que estão ansiosos para a data, existe os que gostam da comemoração mais tradicional. Os desfiles das escolas de samba. A pedagoga Bruna Tancredo, de 21 anos, é uma delas. Desde pequena, a jovem aprendeu com os pais a assistir os desfiles, e repete o hábito até hoje. “Gosto dos blocos, da festa, da farra, da alegria, adoro ver as escolas de samba do Rio e de São Paulo, a animação do povo é ótimo”, comenta. Como não estará em Belo Horizonte nesse ano, não poderá ver o carnaval da cidade, mas é curiosa para saber como é. “Sou doida pra ir, pois minha mãe já desfilou ai em BH. Quem sabe ano que vem eu vou”, afirma Tancredo.

Casos como o de Bruna não são os mais fáceis de encontrar. O povo tem preferido cair na folia nas ruas, ao invés de ficar em casa vendo os desfiles das escolas de samba. Como João Alves, estudante de publicidade e propaganda. “A cidade esta mais ativa como manifestação cultural”, explica. De acordo com ele, a opção de ficar em BH é devido a forma como a celebração acontece. “Eu gosto da festa tradicional com blocos de carnaval de rua por causa da música e das pessoas”, destaca. E um dilema, no caso, tem sido a programação. Tem muita coisa programada para a folia belo-horizontina que complica. “Não tenho uma programação fixa, vai depender dos amigos e das redes sociais, porque com tantas atrações fica difícil escolher uma”, explica Alves. Ele ressalta que está acompanhando os blocos na internet e optará por ir naquele que estiver mais bem organizado.

Embora seja uma data muito esperada, há quem não goste do carnaval. Não da festa em si, pelo menos. O estudante Tiago Wendling, de 20 anos, é uma dessas pessoas. Segundo ele as músicas não fazem seu estilo. “Além de morrer de vergonha das danças”, diz o jovem. Mesmo que no atual emprego tenha de ir trabalhar, ele já faz seus planos para a data. “Animo de ir pra rua, tomar umas, achar um lugar bacana com música bacana pra aproveitar”, conta.

Belo Horizonte tem se preparado para uma boa recepção aos foliões, para que a celebração não tenha problemas. O aquecimento para a festa e o concurso de marchinhas já começaram. Do dia 14 a 18 de fevereiro ainda terá o desfile dos blocos, além dos trios elétricos na cidade. Veja a programação no Jornal Contramão e boa folia.

Texto: Umberto Nunes

Foto: Aquivo – Aquecimento Carnaval 2013.

NO COMMENTS

Leave a Reply