Quinquagésimo aniversário da Mônica reune esculturas na Praça da Savassi.

Quinquagésimo aniversário da Mônica reune esculturas na Praça da Savassi.

Em comemoração aos 50 anos da dentuça mais famosa do Brasil, Belo Horizonte recebe, a partir de hoje, a exposição “Mônica Parede”. Os amantes das histórias em quadrinhos criadas por Maurício de Sousa poderão ver as esculturas da gordinha, baixinha e dentuça, na Praça da Savassi, região centro sul da capital, até o próximo dia 24 de abril.

Ao todo, 20 esculturas de em média 1,70 metros, produzidas em fibra de vidro, coloridas e customizadas por diversos artistas plásticos, entre eles os mineiros Aramgoní, Hiro Kawahara e Ronaldo Barata, estão espalhadas pela praça.

O projeto é uma parceria entre a Editora Panini com a Maurício de Sousa Produções. A exposição começou em São Paulo, no segundo semestre de 2013, e a cidade contava com mais de 50 Mônicas espalhadas em 35 bairros da capital paulista.

Durante a tarde desta segunda-feira, 24, as pessoas que passeavam pela praça da Savassi tiveram surpresa ao encontrar as esculturas no local. O artesão Agildo da Silva Farias acredita que, hoje em dia, as pessoas deixaram um pouco de lado os sonhos e a exposição traz isso de volta. Já o telefonista, Luiz Araripe, por ser fã da Turma da Mônica desde criança, esperava que tivessem mais Mônicas espalhadas pela cidade e que elas fossem maiores.

Acompanhadas junto à adultos, as crianças demonstraram encanto ao observar as obras. Sara Vitória, 14, se mostrou muito empolgada com a exposição e afirmou que os gibis ajudaram ela a desenvolver a leitura, quando mais nova, de forma mais divertida.

Sucesso

Com a repercussão da exposição, das 50 esculturas, 30 foram leiloadas, com o valor inicial de R$ 3500. O leilão realizado em 2013 arrecadou cerca de R$ 460 mil. O dinheiro foi destinado à Unicef – órgão da ONU que presta serviços sociais a crianças e adolescente.

Veja nossa galeria de fotos em nossa pagina do facebook.

Por: Luna Pontone

Foto :Juliana Costa

NO COMMENTS

Leave a Reply