8 de Maio: Dia das Mães

8 de Maio: Dia das Mães

0 1234
Foto retirada da internet/ divulgação

O Dia das Mães, no Brasil, tem como data oficial o segundo domingo de maio desde 1932, de acordo com um decreto assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas em seu governo provisório. Porém, a data já havia sido celebrada em homenagem às mães, em 1918, em Porto Alegre pela Associação Cristã de Moços – ACM. Esse ano, comemoraremos a data no próximo domingo dia 08 de maio.

“Ela sempre foi uma mulher que nunca teve medo do novo e nem de arriscar. Ela é a minha inspiração. É dela que tiro minhas forças para lutar todos os dias e nunca desistir.”, Amanda Eduarda sobre a força que a mãe dela, como mulher, exerce sobre a vida dela.

O dia que é comemorado em mais de 46 países, em datas que variam de acordo com a tradição de cada lugar, é uma das comemorações mais antigas. E para entender essa data tão importante em nossas vidas é preciso voltar na história. Afinal, o Dia das Mães não é apenas uma celebração comercial é um dia importante para lembrarmos aquelas mulheres que são tão importantes em nossas vidas.

“Minha mãe Cândida meu exemplo de vida e meu alicerce que sempre esteve ao meu lado, obrigada pela sua dedicação e força. Nesse dia das mães só tenho a agradecer a mulher extraordinária que tenho ao meu lado me apoiando a todos os momentos e me incentivando.”, concluí Amanda Aparecida quando questionada sobre o papel de sua mãe em sua vida.

O início

Na história da Grécia Antiga são encontrados os primeiros sinais de comemoração desta data. As homenagens eram feitas a Reia, no início da primavera. A deusa que é a representação, na Mitologia Grega, como a mãe de todos os seres, era também mulher de Cronus e mãe de Zeus. E a ela eram ofertados presentes e homenagens.

Os romanos, que possuíam uma religião similar à grega, celebravam a data durante três dias. Mas, os presentes e homenagens iam para a deusa Cibele, mãe de todos os deuses.

Nos primeiros passos do Cristianismo a comemoração se tornou um feriado cristão, e as celebrações eram feitas a Virgem Maria, mãe de Jesus.

“Não saberia descrever em palavras a minha mãe.”, Júlia Guimarães que resumi em poucas palavras o a maioria de nós não conseguimos fazer.

A mudança

Mas, a comemoração que temos mais próxima do significado que essa data tem para os dias atuais tem sua origem no século XVII, na Inglaterra. Conhecido como o “Domingo da Mães”, eram celebradas missas, onde os filhos entregavam presentes as suas mães, filhos que estavam distantes de suas famílias tinham o dia de folga.

Nos Estados Unidos, Anna Jarvis, em 1904 propôs a criação de uma data em homenagem às Mães. A ideia era criar um dia em homenagem a sua mãe que durante a Guerra Civil Americana prestou serviços comunitários. Finalmente em 1914, seu pedido foi atendido pelo Congresso Americano e o então Presidente Woodrow Wilson aprovou a lei e decretou o Dia das Mães como festa nacional.

Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, países de todo o mundo aderiam à festividade e hoje o Dia das Mães é uma festa celebrada mundialmente.

Para Yuran Khan: “Minha mãe pra mim é sinônimo de força. Todos os dias, me inspiro nela para enfrentar os obstáculos da vida. A sintonia que a gente tem é incrível! Consigo sentir sua energia do outro lado do oceano, e por isso, ambos resistimos. Amo-a!”.

Dia das Mães e o Mundo

  • Segundo domingo de Maio: Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica.
  • Segundo domingo de Fevereiro: Noruega.
  • Segundo domingo de Outubro: Argentina.
  • Segundo domingo da primavera: Líbano.
  • 10 de maio: México.
  • 8 de dezembro: Portugal e Espanha.
  • Ultimo domingo de Maio: Suécia.
  • 4º domingo da quaresma Inglaterra.

 

      Texto Ana Paula Tinoco

NO COMMENTS

Leave a Reply