8 de Março: A Luta Continua

8 de Março: A Luta Continua

0 829

O dia 8 de Março é comemorado mundialmente como o “Dia Internacional da Mulher’. A data marcada por uma série de homenagens destinadas à elas e, com o passar dos anos tornou-se uma data comercial. A grande questão é: Você sabe porque o dia em questão recebeu esta significância? A gente te conta!

Em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque se uniram a fim de reivindicar melhores condições de trabalho, igualdade salarial – as mulheres recebiam até um terço do salário de um homem para executar os mesmos serviços- e condições dignas de trabalho.

A manifestação foi brutalmente reprimida. Atearam fogo na fábrica com as mulheres trancadas lá dentro. Aproximadamente 130 funcionárias morreram carbonizadas em quanto lutavam por seus direitos.

Um século depois, em 1975 a ONU reconheceu a data como o Dia Internacional da Mulher. Desde então, com muita luta, as mulheres vêm conquistando espaço e direitos na sociedade. Há 84 anos, em 1932, a mulher brasileira conquistou o direito ao voto. Há muito o que fazer e a luta feminina por igualdade persiste por todos estes anos.

Na data de hoje, a partir do  VÍDEO (clique na palavra para assistir) da Youtuber Maynara, mulheres começaram a se manifestar através da hastag #NãoMeDêFlores, pedindo que troquem as homenagens comuns à data por respeito e outras pautas feministas. Veja abaixo algumas das reivindicações feitas no Twitter:

 

 

A Embaixadora da ONU – Mulheres Brasil e atriz, Camila Pitanga, divulgou hoje nas redes sociais um vídeo pedindo consciência, respeito, equidade salarial, fim do assédio sexual e de todas as outras formas, entre outros. VEJA 

O site referência de conteúdo feminino adolescente “Capricho” divulgou hoje um vídeo esclarecendo os motivos pelos quais o feminismo existe. ASSISTA 

 

#VOCÊÉDESSAS?

 

jedi

O projeto de Extensão J.E.D.I _ Jornalismo Experimental e Diversidade e a equipe de organização do Evento Mulheres Comunicam, junto ao Jornal Contramão\Núcleo de Convergência das Mídias do curso de Jornalismo Multimídia do Centro Universitário UNA prepararam alguns eventos para celebrar a questão do protagonismo feminista nesse mês de março.

Hoje, dia 08 de março, durante os intervalos, estará ativada no Hall do campus ICA uma vídeo cabine onde esperamos a participação dos alunxs em uma experiência imersiva onde gostaríamos que vocês respondessem algumas perguntas sobre o que é ser mulher na atualidade. Vocês estarão acompanhados da imagem de várias mulheres inspiradoras.

O resultado será registrado e transformado em pílulas que serão transmitidas durante a segunda edição do evento Mulheres Comunicam, que acontecerá no ICBEU no dia 22 de março.

 

Por: Bruna Dias

NO COMMENTS

Leave a Reply