Dia do Cinema Brasileiro: filmes que marcaram a história

Dia do Cinema Brasileiro: filmes que marcaram a história

Por Júlia Garcia

O Dia do Cinema Brasileiro ficou marcado pela gravação feita por Afonso Segreto. Há 125,  Afonso estava de volta ao Rio de Janeiro após um período na Europa. O homem, que havia comprado equipamentos para produzir seus próprios curtas, chegou ao Rio e gravou Uma Vista da Baía de Guanabara.

Confira agora alguns filmes brasileiros que marcaram a história do cinema nacional.  

O Cangaceiro (1953)

Obra dirigida por Lima Barreto, foi um dos primeiros filmes brasileiros a ganhar premiações internacionais. O Cangaceiro conta a história do bando de cangaceiros do capitão Gaudino (Milton Ribeiro), que semeiam o terror pela caatinga nordestina. Durante um assalto do grupo, a professora Maria Clódia (Vanja Orico) é raptada e se apaixona pelo pacífico Teodoro (Alberto Ruschel).

A obra ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora no Festival de Cannes. A premiação fez com que o longa fosse vendido para a Columbia Pictures e exibido em mais de 80 países.

Onde assistir: YouTube.

Foto/Divulgação: Terceiro/Agência O Globo
Central do Brasil (1998)

Responsável pelo primeiro Urso de Ouro do Festival de Berlim, Central do Brasil é protagonizado por Fernanda Montenegro. O filme conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Um dia, Josué (Vinícius de Oliveira), filho de uma das clientes de Dora, perde sua mãe e conta com apoio da mulher para uma viagem pelo interior do Nordeste, em busca do pai. 

Central do Brasil é um dos maiores marcos do cinema brasileiro. Além de ganhar o Urso de Ouro, o filme foi indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro. Fernanda Montenegro recebeu uma indicação ao prêmio de melhor atriz. Infelizmente, o Oscar não veio, mas a atriz recebeu um Urso de Prata por sua atuação.

Onde assistir: Globoplay, NOW, Apple TV e Google Play Movies.

Foto: Paula Prandini. Divulgação/Estadão
O Auto da Compadecida (2000)

Antes de se tornar uma adaptação cinematográfica, O Auto da Compadecida foi criado como uma minissérie de quatro capítulos para a TV aberta. Mas, o sucesso foi tanto, que a Globo Filmes decidiu investir no primeiro longa de sua história, e assim, surge a versão para o cinema. A obra conta as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos que vivem de golpes para sobreviver. Tudo muda com a aparição de Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) na vida dos amigos.

O filme foi vencedor no Grande Prêmio do Cinema Brasil, nas categorias de melhor ator, melhor diretor, melhor lançamento e melhor roteiro. Além disso, venceu o prêmio do júri popular no Festival de Cinema Brasileiro em Miami. O ator Matheus Nachtergaele (João Grilo), foi para o Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar, no Chile. Em 2015, o filme foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. 

Onde assistir: Globoplay e YouTube.

Foto/Divulgação: Globo Filmes
Cidade de Deus (2002)

O filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, se passa na cidade do Rio de Janeiro. A obra narra a trajetória de Dadinho (Douglas Silva) e Buscapé (Alexandre Rodrigues). Buscapé, que vive com medo da possibilidade de se tornar um bandido, acaba sendo salvo por seu talento como fotógrafo. Ao contrário de Dadinho, agora Zé Pequeno (Leandro Firmino), que se torna o temido chefe do tráfico da região. 

Cidade de Deus é um dos filmes mais aclamados da história do cinema nacional. São mais de 20 indicações e premiações ganhas. Foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor roteiro adaptado, melhor diretor, melhor fotografia e melhor edição. Infelizmente, não levou nenhuma estatueta, mas ganhou o prêmio de melhor edição no BAFTA Awards.

Onde assistir: GloboPlay, Netflix, Paramount+, Amazon Prime Video, YouTube e Google Play Filmes.

Foto/Reprodução: IMDb
Tropa de Elite (2007)

Protagonizado por Wagner Moura, o longa de ficção foi dirigido por José Padilha e estreou com chave de ouro. A obra é narrada em primeira pessoa pelo Capitão Nascimento (Wagner Moura), da tropa de elite do Rio de Janeiro. Em Tropa de Elite, o capitão, que quer deixar a corporação, tenta encontrar um substituto para o seu posto. 

A obra ganhou o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim. Além disso, também ganhou o prêmio na mesma categoria no Festival de Lisboa. Devido ao sucesso, o diretor lançou a sequência do longa, “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, que também foi indicado a diversos prêmios.

Onde assistir: GloboPlay, Netflix, Star+, Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes e YouTube.

Foto/Divulgação: BentoMarzo/VEJA
Marte Um (2022)

Escrito e dirigido por Gabriel Marins, ex-aluno de cinema da Una, Marte um Um conta a história da família Martins. Uma família negra, de classe média baixa e mineira, busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.

O longa ganhou o prêmio de favorito do público gaúcho e outros três Kikitos (estatueta que representa o deus do bom humor). Além disso, a obra foi indicada pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2023, mas infelizmente não conseguiu. Marte Um também conquistou o prêmio especial da categoria longas brasileiros, melhor roteiro e melhor trilha musical. 

Onde assistir: Telecine, YouTube, Apple TV e Google Play Filmes.

Foto/Divulgação: Filmes de Plástico

NO COMMENTS

Leave a Reply