Dengue do tipo 4 provoca surto em BH

Dengue do tipo 4 provoca surto em BH

O número de casos da dengue em BH tem assustado os moradores da capital e vem superando a contabilidade dos anos anteriores.  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), só nas primeiras 14 semanas do ano foram registradas 5.760 casos da doença, enquanto no ano de 2012 foram apenas 558 casos nas 52 semanas do ano. Para a gerente de zoonoses da SMSA, Silvana Tecles Brandão, a justificativa é a nova mutação do vírus, o Den-4, que provoca os mesmo sintomas da dengue comum. “O tipo Den-4 nunca esteve em Belo Horizonte, ele entrou no Brasil nos últimos dois anos pelo norte do país”.

A gerente de zoonoses ainda explica que “ao ser infectado por um dos tipos a pessoa torna-se imune a todos os outros por cerca de seis meses e depois volta a ficar vulnerável aos outros tipos, menos o que ela já teve.” E que desde 1998 o município trabalha com políticas de prevenção à doença, no ano passado, foram realizadas cerca de 300.000 visitas de agentes para a fiscalização das casas. “A cada dois meses e meio eles realizam visitas pelos bairros da capital e no restante do ano ocorrem mais três visitas em regiões escolhidas em sorteio”. Porém, desde 2005 não realizam visitam em apartamentos, apenas nas áreas comuns dos prédios.

Segundo a técnica do laboratório de dengue e febre amarela da Funed, Maira Alves Pereira, o exame sorológico não define o tipo de dengue que o paciente tem, porém a avaliação médica, a prova do laço e o hemograma com plaquetas diagnosticam a doença e é possível encaminhar o paciente para o tratamento.

Exames

Em nota, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) afirma receber cerca de 700 materiais por dia vindos de hospitais de Belo Horizonte, da região metropolitana e da região central do Estado (Unidade de Pronto Atendimento UPA, Centros de Saúde, Hospitais e Unidades de Hidratação) para uma análise em que se pode determinar o tipo da doença, feita por meio de isolamento do vírus.  Das amostras analisadas no primeiro trimestre do ano, 54% estão infectadas pelo tipo 4 da dengue.

Além de confirmar dois óbitos por dengue em Belo Horizonte, a SMSA ainda divulgou na última semana o número total de mutirões realizados em 2013 em parceira com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU): foram 51 mutirões, com recolhimento de 169 toneladas de materiais e 2.415 pneus.

Por Ana Carolina Vitorino e Juliana Costa

Imagem: Internet

NO COMMENTS

Leave a Reply